1 |
Tecnologia
social como pluralismo tecnológico (102, 107, 109, 115, 116, 117)
|
||
2 |
Avaliando
as perdas comunicativas nas relações sociais de um grupo de idosos com traços
depressivos (8, 10, 12, 26, 36, 61) |
Adriano
Pasqualotti, |
|
3 |
Ciência
e patronagem: análise da trajetória do naturalista e intendente das minas
Manuel Ferreira da Câmara (20, 46, 47) |
||
4 |
O
Papel da Universidade na Sociedade do Conhecimento (14,19,35,45,68,70) |
||
5 |
Versos
que curam: controvérsia sobre procedimentos de cura nos folhetos de cordel
(10, 36, 45, 108, 116). |
||
6 |
Diseño y cálculo de índices para comparar el comportamiento del escalafón de los grupos de seis universidades colombianas estudiadas. (24, 39, 41) |
Cristhian
Fabián Ruiz Ramos, |
|
7 |
Politicas de Recaptacion de Recursos Humanos Calificados: El caso Uruguayo(99, 3, 68, 12) |
||
8 |
Difusão e Popularização da Ciência no Brasil: entrada na agenda política, de que forma? (3, 58, 74, 78, 90) |
||
9 |
Novas
perspectivas em desenvolvimento de medicamentos em países em desenvolvimento:
um estudo de caso do composto brasileiro P-MAPA (4, 5, 100, 102, 115, 116) |
||
10 |
Inclusão
digital tem que ser política pública: o aspecto coletivo da construção de
fatos (26, 61, 111). |
||
11 |
Tecnología y
procesos de trabajo en las artes gráficas de Bogotá (7, 16, 17, 18, 34) |
||
12 |
Os
médicos e a Revolta da Vacina ( 5, 10, 36, 50, 57) |
||
13 |
Pólos
de Alta Tecnologia: fábula e perversidade (2, 3, 107) |
||
14 |
Apropiación
y exclusión de la ciencia en Agricultura Urbana en Bogotá (2, 6, 9, 10, 115,
117) |
||
15 |
A
Educação CTS e a Engenharia de Alimentos (11, 14, 63, 74, 78) |
||
16 |
Opinião
versus verdade no debate biotecnológico (9, 10, 45, 46) |
||
17 |
Integrarse en las redes de cooperación en nanociencias y nanotecnologías. El rol de los dispositivos instrumentales (88, 86, 42, 89) |
||
18 |
Governanza
del CONICET en Argentina (85, 91, 97, 113) |
Juan Carlos Del Bello, |
|
19 |
A construção da memória da matemática no Brasil: lembranças, esquecimentos, silêncios e conflitos na internet. (8, 1, 20, 46, 59, 77) |
||
20 |
Desenvolvimento
de tecnologia social para a gestao da biodiversidade: o projeto SimParc como reflexao
(6, 11, 12, 73, 108, 109) |
Marta Irving, |
|
21 |
Interdisciplinary Production of Scientific Knowledge and the Environmental Issue (9, 13, 45, 67, 68 e 72) |
||
22 |
Tecnologias
sociais, inovação e desenvolvimento (3,13,40,93,116,117) |
||
23 |
La conformación de la investigación clínica biomédica como un ámbito de actividad diferenciado en la Facultad de Medicina de la Universidad de Buenos Aires en el contexto modernizador de los 50. (47, 60, 64) |
||
24 |
Visões
do futuro: como a nanociência e a nanotecnologia são apresentadas à
comunidade científica e ao público?(88, 3, 58, 27) |
||
25 |
Acessibilidade
na Cibersociedade: Limites e Possibilidades ( 08, 11,26, 61, 111) |
||
26 |
Análisis
comparado de dos periodos en la historia del sistema de teléfonos de larga
distancia en Colombia entre 1890 1930 (5, 20, 27, 10, 26) |
||
27 |
A política de C&T pode servir à inclusão social? 6, 11, 12, 85 |
||
28 |
A
participação das áreas do conhecimento nas publicações científicas
multidisciplinares sobre desenvolvimento regional (89,100,112,116) |
||
29 |
Redes sociotécnicas de co-gestión de conocimiento en nanotecnología en Colombia: ¿entre la visibilidad internacional y la apropiación local? (88,82,4) |
||
30 |
Quão seguro é seguro o suficiente? Controvérsias científicas e a construção da idéia da segurança dos nanomedicamentos. (88, 90, 57, 50, 94) |
||
31 |
Redes
de vigilância em espaços urbanos: Cartografia de controvérsias articuladas a
um dispositivo tecnológico (10, 26, 46, 52, 53, 55) |
||
32 |
Tecnociência
e política no surgimento do Leviatã eletrônico (11, 57, 30, 1, 5, 53) |
||
33 |
Bioética
e reprodução humana: tecnologia, humanidade e normatividade se reinventam nos
processos em rede (10, 40, 46, 57, 104) |
||
34 |
Técnicas de
comercialización en el circuito esclavista rioplatense. Trata de esclavos y
exportación local, un caso de análisis(114,5,2) |
||
35 |
Inclusão
Digital no Desenvolvimento de Software sob a ótica dos Estudos da Ciência,
Tecnologia e Sociedade (3, 6, 10, 12) |
||
36 |
Conexões
entre corpo e linguagem no mundo contemporâneo (10, 40, 45, 46, 59, 80) |
||
37 |
A transformação de máquinas caça-níqueis em computadores escolares: Um jogo envolvendo projetistas, legistas, usuários, interfaces e caixas-pretas. (35, 43, 46, 61, 70 e 114) |
||
38 |
Análisis del
sistema colombiano de ciencia y tecnologías agropecuarias y perspectivas de
la investigación agropecuaria en Colombia (3, 85, 97, 23). |
||
39 |
Imagens
femininas em periódico do Brasil oitocentista: o caso d`Vulgarizador
(15,48,58) |
||
40 |
Para
além da redundância? Robert Merton e a "nova" sociologia da ciência
(103, 40, 113,97,89, 87) |
||
41 |
Mapeando los
conflictos: Instituciones de gestión y manejo del Parque Nacional Canaima y
sus recursos (53, 57, 91, 113) |
||
42 |
Multidimensionalidad
del riesgo: el fuego en el Parque Nacional Canaima (Venezuela) visto desde
distintas epistemologías (30, 40, 57, 67, 115) |
||
43 |
Ciencia, Tecnología y Políticas Públicas. En busca de un estilo conceptual para América Latina. (3, 4, 11, 40, 55) |
||
44 |
Considerações
sobre os conceitos de recalcitrância e de plasma e sua relação com o conceito
de não domínio na obra de Bruno Latour (89, 93, 102, 108, 112, 115) |
||
45 |
Tecnologia
e Fantasia: um estudo sobre o consumo dos produtos avon (10, 15, 28). |
||
46 |
Cultura
escolar e a formação do imaginário científico (14, 40, 70, 76, 83, 90) |
||
47 |
Educação
CTS: uma Proposta para a Formação de Cientistas e Engenheiros (14, 35, 63,
70, 74, 78) |
||
48 |
Por um
enfoque tecnológico nas políticas sociais (3, 6, 11, 12, 45) |
||
49 |
Regulação
do risco ou risco da regulação:O caso dos organismos geneticamente
modificados na UE e em Portugal (11, 30, 104) |
||
50 |
Um
brinquedo sob o enfoque das sociotécnicas (5,14,59,76,86, 87) |
||
51 |
Sobre
derivas de conhecer com um grupo de deficientes visuais (89, 93, 102, 108,
112, 115) |
||
52 |
O
movimento da matemática moderna: uma rede internacional científica-pedagógica
no período da Guerra Fria (1, 83, 97) |
||
53 |
Tecnologia,
saberes e poderes: uma análise em fábricas da indústria de linha branca (7,
14, 18, 35, 40, 45) |
||
54 |
Ciberciudadanías:
transiciones culturales, emergencias políticas (8,10,14,26,27) |
||
55 |
De la Teoría
a la Práctica de la Transferencia de Conocimiento de la Universidad a la
Empresa (54, 82, 94, 98) |
||
56 |
Tecnologias
e estratégias de ensino/pesquisa/extensão: a experiência do grupo REGEDI na
UFPR Litoral (2, 14, 15, 40, 116) |
||
57 |
Repartição
de Benefícios em Pesquisa: Um Olhar a Partir dos Projetos de Bioprospecção
(29,57,92) |
||
58 |
Toda
pergunta tem resposta: o que os leitores da revista Ciência Popular desejavam
saber sobre ciência (1948-1960) (48, 58, 90, 27) |
||
59 |
Qué tan
revolucionaria es la sociedad de la información (7,8,12,61,69) |
||
60 |
Política
de ciência e tecnologia no Estado do Rio de Janeiro: a constituição de
institutos virtuais (2,3,8,85) |
||
61 |
Un análisis
de la práctica de bioprospección en Colombia y la construcción de capacidades
científicas y tecnológicas (3, 4, 12, 85) |
||
62 |
Política tecnológica e desenvolvimento geográfico desigual no Brasil (12, 53, 69, 85, 3, 114) |
||
63 |
Os enfoques convencionais da inovação e suas implicações sócio-espaciais em formações periféricas (2, 53, 105, 86, 104, 107) |
||
64 |
Será "correto" o uso de um computador por um estudante cego no vestibular? (14, 26, 35, 111) |
||
65 |
Realismo científico e construtivismo sócio-lingüístico em Bruno Latour e Ludwik Fleck. (59, 66, 67, 90, 93, 96) |
||
66 |
Las mujeres Colibrí: historias de una experiencia marginal de popularización de ciencia y tecnología (15, 58, 59, 65, 81, 86) |
||
67 |
¿Imposible o impensable? Desplazamientos de sentido en la investigación en clonación de mamíferos. Construcción de redes de vinculación y producción de conocimiento (3, 19, 79, 114, 112) |
||
68 |
Incubadoras de empresas no Brasil, quadro a partir das avaliações realizadas no período de 2000-2007 (12, 17, 98, 107) |
||
69 |
Formas organizativas de la investigación en seis países de América Latina (67, 42, 39, 66, 89, 100) |
||
70 |
A tecnologia como mediador na produção do tempo no teletrabalho (7,46,47,102) |
||
71 |
Visibilidad y acceso abierto de revistas científicas en América Latina (48, 58, 27) |
||
72 |
O papel da ciência e da tecnologia na confrontação dos desastres naturais: novas respostas para velhas questões (9,30,109) |
||
73 |
La creación del Instituto Pasteur de Montevideo: la experiencia más reciente de la expansión de la filosofía Pasteuriana en territorio sudamericano no francés (97, 85, 91, 113). |
||
74 |
Análise comparativa dos projetos de Inclusão Digital em Palmas TO (2, 3, 10, 11, 14) |
||
75 |
O programa da autonomia da tecnologia do ciclo do combustível nuclear no Brasil (2, 4, 5) |
||
76 |
Pajés, Etnofarmácia e Direitos Tortuosos - O Caso Krahô/UNIFESP (29, 38, 92, 57, 94, 104) |
||
77 |
La relación entre tecnología y sociedad vista como diseño (7, 11, 41, 95, 98, 115) |
||
78 |
"Hacerse a la mar. Indagaciones sobre la relación ciencia-sociedad en torno a la construcción de conocimiento. El caso de la ecología marina y el Centro Nacional Patagónico CENPAT-CONICET" (13,86,87,93,100,116) |
||
79 |
Interpretación y construcción del cuerpo, Políticas ontológicas del aborto legal en Colombia (11, 15, 37, 44, 50, 57) |
||
80 |
Política Científica y Redes Sociotécnicas: el caso del Doctorado en Ingeniería Química en la Universidad Nacional de Colombia (3, 14, 35, 63, 70, 101) |
||
81 |
Redes de conocimiento, capital social y sistema de innovación en el sector de la acuacultura en el Noroeste de México (2,94,102,107) |
Rosalba
Casas, |
|
82 |
Jóvenes, política y tecnologías de la información y la comunicación. Algunas tendencias investigativas (1997-2007) (8,10,14,26,27) |
||
83 |
Complementariedades y puentes inter-teóricos entre la economía del cambio tecnológico y la sociología de la tecnología. Un aporte a partir del análisis de la dinámica socio-técnica de la producción agrícola argentina. (104, 107, 114) |
||
84 |
Colaboración, internacionalización y asimetrías: relaciones Norte-Sur en la producción científica biomédica hoy en Argentina (86,87,1,4,10,12) |
||
85 |
A globalização da ciência e a soberania nacional revisitada (1, 9, 13, 53) |
||
86 |
Direito autoral e Tecnologia:o autor-rede (10,29,44,92) |
||
87 |
INVEVAL: una experiencia en el desarrollo de las capacidades tecnoproductivas en Venezuela (7, 12, 33, 55, 69, 98) |
||
88 |
Producción y licenciamiento de obras intelectuales en Second Life. Análisis socio-técnico de procesos de diseño y co-construcción de regulaciones y entornos digitales (8, 29, 59, 61, 62, 92) |
||
89 |
A construção de um sistema operacional Unix-like no Brasil: O sistema operacional Sox. ( 5, 19, 86, 114) |
||
90 |
Gênero, sexualidade e construção de diagnósticos e intervenções farmacêuticas (15, 10, 38, 50, 81, 36) |
||
91 |
Análise da utilização de Redes Cooperativas como dispositivo de uma Política de Desenvolvimento tecnológico de Insumos em Saúde o caso do PDTIS / Fiocruz (50,3,91) |
Márcia
Teixeira, |
|
92 |
A Tecnologia Social como estratégia para o desenvolvimento sustentável : o caso da Mandalla (2, 6, 9, 12, 13, 22) |
||
93 |
Desarrollo tecnológico en un contexto internacional dinámico: los reactores nucleares de investigación argentinos a lo largo de medio siglo.(2,5,19,100) |
Santiago
Harriague, |
|
94 |
Changing views of the success of interdisciplinary research (4, 40, 96, 102) |
Cecilia
Hidalgo, |
|
95 |
Desarrollos y transferencias tecnológicas recientes en PDVSA-INTEVEP: ¿democratizando el conocimiento? (7,10,11,66,94,98) |
||
96 |
Construção de Indicadores de Ciência e Tecnologia (C&T) no Brasil: alguns delineamentos explicativos sob o ponto de vista sociotécnico (1,3,17,39,87,91) |
||
97 |
Desarrollos sociotécnicos actuales en PDVSA-INTEVEP: Formando nuevas capacidades para la CyT de la Industria Petrolera Venezolana. (7, 18, 32, 96, 100, 117). |
||
98 |
Mujeres de sectores populares como generadoras de procesos de conocimiento para el desarrollo social y económico de su localidad. Experiencias de apropiación social del conocimiento (2, 6, 12, 15, 94, 98). |
||
99 |
Problemas sociales, enfermedades, y conocimientos científicos en la Argentina: el caso del VIH-SIDA. Un abordaje socio-cognitivo (36, 50, 93, 116) |
||
100 |
Capacitação tecnológica no Brasil: por que as políticas de C, T& I são pouco eficazes? (1, 3, 12, 17, 19) |
||
101 |
Medición de distancias lunares, esclavos y cronómetros. Procesos de co-construcción de técnicas de navegación marítima y comercio de esclavos a partir del siglo XVII (5, 105, 114) |
||
102 |
Los depósitos de esclavos como artefactos de funciones múltiples: comercial, fiscal, disciplinaria, sanitaria, de almacenamiento, de aclimatación, de valorización (América siglos XVI-XIX) (17, 55, 95, 114) |
||
103 |
A economia intensiva em conhecimento na AL: uma comparação da indústria de software no Brasil e na Argentina (5, 12, 14, 19, 110) |
||
104 |
Hacia una Psicología de la Investigación Tecnocientífica (40, 46, 60, 68) |
||
105 |
Por una reflexividad sin privilegios sobre los estudios CTS latinoamericanos (103, 68, 80, 89, 102) |
||
106 |
¿Qué Significados tienen los/as jóvenes sobre la ciencia? Aproximación de un estudio cualitativo de la percepción de la ciencia entre jóvenes artistas-activistas de sectores populares urbanos. (58, 59,90) |
||
107 |
Construyendo cuerpos y prótesis, Sobre las prácticas médicas de rehabilitación de pacientes amputados mediante prótesis externas (36, 50, 64) |
||
108 |
A Profissionalização do Professor de Matemática e a Fundação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Bahia: Contribuições e Controvérsias de Isaías Alves (20,67,76,77,97) |
||
109 |
Propagandas de aparelhos celulares divulgadas no Brasil no período de 1998 a 2007: aspectos sócio-culturais e estéticos (10, 28, 59) |
||
110 |
Políticas de bioseguridad en Argentina y Brasil. Algunas reflexiones comparadas sobre el origen de este concepto y sus particularidades (3, 23, 25, 79) |
||
111 |
Escassos Relatos de Um Desenvolvimento Local: A História Recente da Informática Brasileira (5, 12, 17, 18,19,20) |
||
112 |
Pobreza em Palmeira das Missões - RS:insuficiência de renda ou de capacitações? (12, 69, 91, 92) |
||
113 |
Ciências em ação: pesquisa e desenvolvimento de energia alternativas no estado de São Paulo (1992 a 2002) (3, 9, 12, 13, 32) |
||
114 |
Precarização do trabalho e metabolismo do capital sob a intensificação da produção científica e tecnológica (7, 12, 16, 34, 69) |
||
115 |
Caracterização de determinantes da transferência de tecnologia na agroindústria brasileira de alimentos (17, 19, 23, 41, 54, 98) |
||
116 |
A urna eletrônica como um artefato que tem política (11, 108, 114) |
||
117 |
Orígenes y desarrollo de la agrimensura en la provincia de Buenos Aires, Argentina, siglo XIX (47, 40, 60, 12, 53, 55) |
||
118 |
Biodiesel o óleo filosofal: desafios para a educação ambiental no caldeirão do desenvolvimento sustentável (13, 9, 3, 5, 11, 12) |
||
119 |
Genero, Produção Científica e Institucionalização das Ciências no Brasil (1940-1960) (14,15,16) |
Luiz
Otávio Ferreira, |
|
120 |
Vida cotidiana nos laboratórios: tetos de vidro e micro-desigualdades na produção do conhecimento do projeto genoma brasileiro (15, 65, 81) |
||
121 |
Evolução Histórica do Sistema de C&T na Bahia dos anos 50 á atualidade(1,3,12,20,69,85) |
||
122 |
Significações sobre a relação entre homens e tecnologias (7,13,22,93,98,105) |
||
123 |
O biscateiro flutuante: a saga de um inventivo, pobre e isolado construtor de artefatos na cidade do Rio de Janeiro (9, 13, 26, 100, 115, 117) |
||
124 |
De tumor maligno a neoplasia: o câncer na mira da medicina brasileira (64, 36, 50) |
||
125 |
Interpretaciones chamanicas de las nuevas tecnologias: un estudio de caso en Amazonia occidental (10, 38, 59, 86, 98) |
||
126 |
A Institucionalização da Análise Matemática Moderna no Brasil (20,35,77,94, 97) |
||
127 |
Aportes para la consolidación de una propuesta de educación no formal en Ciencia y Tecnología: una mirada desde la pedagogía crítica y la reflexión CTS (14, 25, 58, 70, 86) |
Manuel
Franco Avellaneda, |
|
128 |
Software livre, espectro aberto e cooperativismo: articulando possibilidades democráticas em uma comunidade da periferia carioca (10, 11, 12, 61, 108, 111) |
||
129 |
Política de C&T e participação: o caso dos conselhos regionais de desenvolvimento no sul do Brasil (11, 45, 53) |
||
130 |
Biodiversidade e diversidade cultural: empreendedorismo, ambiente e arte entre mulheres ceramistas fluminenses (10,16,38,117) |
||
131 |
Cambio tecnológico en la Universidad Nacional autónoma de México: diagnóstico sobre la apropiación de tecnologías de información en la comunidad académica (7, 14, 35). |
||
132 |
Software libre. Análisis de las motivaciones de sus usuarios y de las implicancias de su utilización en el desarrollo social y productivo (12, 69, 94, 116). |
||
133 |
O Vídeo na Pesquisa em Tecnologia e Sociedade (46, 67, 68, 108) |
||
134 |
Dimensões da proximidade entre firmas e impactos na geração de inovações: um estudo das empresas produtoras de máquinas para calçados de Vigevano/Itália (94, 95, 100, 107) |
||
135 |
Democracia participativa e as novas expertises na gestão das águas (6, 11, 115) |
||
136 |
Controvérsias Relativas à Regulamentação da Toxina Botulínica Tipo A no Brasil. (38, 42, 85, 94) |
||
137 |
A metodologia de projetos de trabalho: redes sociotécnicas e suas possibilidades na educação (5,4,6,67,63,76) |
||
138 |
Medicina tropical e ciência nacional: Carlos Chagas e a descoberta da doença do Brasil (87, 93, 97, 100, 116) |
||
139 |
Da Validação por Intermediários à Validação Social (5, 10, 11, 46, 108 e 115) |
||
140 |
El conocimiento tácito en la construcción de un artefacto tecnológico: el caso de las caravanas electrónicas en el Instituto Nacional de Tecnología Industrial Argentino (5, 35, 63, 84, 96, 100) |
||
141 |
A memória e a idéia de verdade no cinema científico de Benedito Junqueira Duarte (25, 42, 50, 59, 50) |
||
142 |
Acervo Digital: A aplicação da Tecnologia na Educação e a Democratização da Informação na América Latina (8,11,12,93,108) |
||
143 |
Dimensões sociais e de políticas públicas de tecnologias transformadoras: o caso dos transgênicos no Brasil (11, 57, 79) |
Luisa
Massarani, |
|
144 |
Aspectos dos Discursos da Mídia e Suas Possíveis Interferências nos Discursos de Licenciandos em Física: foco nas relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade. (70,14,47) |
||
145 |
Telemedicina: novos caminhos para os serviços de saúde (7; 8; 16; 46; 87; 101) |
||
146 |
Fertilización asistida: producción de conocimiento, cambios técnicos y transformaciones legales en Argentina, 1990/2007 (104 - 93 - 90 - 50 - 10) |
||
147 |
Las redes científicas como respuesta a la emergencia de las nanotecnologías (4, 54, 85, 88) |
||
148 |
Desvelando a noção de competência demandada nos serviços de recrutamento e seleção de trabalhadores: do gesto à atitude requeridos.(7,10,12,16,34,41) |
||
149 |
La investigación como mecanismo para la vinculación Universidad-Sectores Productivos. Siete años del Programa de Vinculación con el Sector Productivo CSIC-UDELAR (3, 54, 98, 116) |
||
150 |
Práticas de formalização e a formalização de práticas: analisando a co-evolução de TICs e práticas organizacionais (10, 40, 67, 95, 98, 100) |
||
151 |
Transgénicos y papeleras: cuando el discurso científico pierde autoridad. El papel de la ciencia en las controversias ambientales. (9, 30, 57, 87, 90, 109) |
||
152 |
A Inclusão Digital como agente integrador da cidadania tecnológica: Um estudo sobre a atuação do Comitê para a Democratização da Informática (CDI) no Brasil. (11,12,61,101,108) |
||
153 |
Encenar, desenhar e debater futuros: os desafios das ciências e tecnologias emergentes (11, 57, 58, 94, 104, 108) |
||
154 |
Participação pública e capacitação: experiências comparadas na Europa e no Brasil (2, 6, 11, 108) |
||
155 |
José Arthur Rios e o SESP: ciências sociais e educação sanitária na Saúde Pública (1950-1960). (14,35,36,50,51,70) |
||
156 |
¿Quiénes, cómo y cuántos participan de la discusión del Sistema Nacional de Investigadores en Uruguay?(3,26,91) |
||
157 |
Autonomia e capacidade estatal: uma análise das atuações dos Ministérios de Ciência e Tecnologia do Brasil, Coréia do Sul e Índia nas diferentes inserções na globalização (12, 85, 91) |
||
158 |
Cultura tecnológica, ciência e as novas formas científicas (89, 93, 94, 100) |
||
159 |
O que explica a baixa propensão a inovar no Brasil? Lições preliminares (17, 18 e 19) |
||
160 |
La revolución de las telecomunicaciones y la división internacional del trabajo: reconcentración de capacidades innovativas y modernización tecnológica (34, 96, 110) |
||
161 |
Cambio tecnológico y empleo en Latinoamérica: una acumulación subordinada (12, 16, 18 69) |
||
162 |
Prevenir o disciplinar? Vacunacion antivariolica e higiene en Colombia 1840-1922 (36, 26, 50, 11, 3) |
||
163 |
Notas preliminares sobre as drogas da inteligência(46,90,98,96,105,114) |
||
164 |
Política e Desenvolvimento Tecnológico no Setor Espacial (2,3,5) |
||
165 |
O Encontro da Ciência com o Judiciário: A Prova Científica (44, 52, 90, 62) |
||
166 |
A relação entre a formação e a inserção de engenheiros na acumulação flexível do capital.(7,15,16, 34,47) |
||
167 |
Percepción del sistema de protección industrial, por parte de inventores nacionales del sector de la acuicultura en chile (12; 18; 38; 53; 90; 116) |
||
168 |
O Diálogo Bohr e Wheeler-Everett sobre fundamentos da quântica e relações de poder na ciência. (60, 66, 67) |
||
169 |
Jean-Théophilus Desaguliers: um Newtoniano entre a patronagem e o mercado. (5, 10, 12, 14, 20) |
||
170 |
O sangue que circula entre nós: por uma etnografia do sangue (38,42,50) |
||
171 |
O Sistema de Inovação da Agro-indústria Canavieira Brasileira (3, 23, 32, 107) |
||
172 |
Conhecimento compartilhado e tecnologias societárias em redes de ONGs e movimentos sociais: o papel dos contra-especialistas (4, 6, 57, 86, 102, 115) |
||
173 |
Actos de enseñanza en la práctica de investigación: la articulación de un marco conceptual para su estudio . (66, 67,68 ,72, 89, 100) |
||
174 |
Las innovaciones tecnológicas en la era pre-informática: el sistema Hollerit y la estadística argentina, 1908-1938 (1, 3, 23, 45, 85, 90) |
||
175 |
Gestión e impacto de la producción científica de proyectos en áreas tecnológicas (82,86,98,100,59,19) |
||
176 |
Comunicação e percepção pública da ciência: um estudo sobre os impactos socioeconômicos de uma pesquisa médica e agrícola (58, 90, 50, 59, 100, 40) |
||
177 |
Problemáticas durante el proceso de aprendizaje organizacional (82, 93, 94, 95, 96) |
||
178 |
La dinámica de la investigación social: la lingüística en la Universidad Nacional del Litoral (60; 66; 67; 68) |
||
179 |
Ciências a partir do cotidiano: uma abordagem CTS (14, 38, 74, 76, 77) |
||
180 |
Economia do Conhecimento, novas tecnologias e desenvolvimento econômico: um estudo comparado entre o Brasil e a Índia. (2, 5, 12, 97) |
||
181 |
Produção científica e saberes escolares na área de ensino de genética: olhares e tendências (14, 39, 48, 58, 67, 76) |
||
182 |
As mutações da Mundialização ou quando o capitalismo financeiro direciona o capitalismo cognitivo: desafios para a América latina (1,12,17,19,103) |
||
183 |
Funções públicas de Instituições Públicas de Pesquisa: o caso do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (3, 54, 85, 91) |
Cássio
Silva, |
|
184 |
Analisis de la flexibilidad de la plataforma libre Moodle en la implmentación de un determinado enfoque en educación virtual. (14, 19, 35, 70) |
||
185 |
Construção Participativa de Diagnósticos e Oficinas de Tecnologia Social em Cooperativas de Triagem de Resíduos Sólidos (12, 54, 98, 108, 116) |
||
186 |
Parlamento, Conhecimento Científico e Deliberação: Dois estudos de caso no Parlamento Português (3, 6, 11, 85, 90, 104) |
Tiago
Santos Pereira, |
|
187 |
Mecanismos de poder e novas tecnologias de segurança (71, 46, 80, 52, 53) |
||
188 |
Células-Tronco considerações sobre o regime de verdade e o regime de esperança (29,57,92) |
||
189 |
Ciência e tecnologia no jornal nacional um exercício de análise discursiva para se pensar o trabalho da linguagem televisiva em aulas de ciências (58, 70 74, 76, 78, 90) |
Mariana
Ramos, |
|
190 |
Análise do Discurso: Enfocando os estudos sobre a Ciência e a Tecnologia na Educação (70, 74, 76, 78) |
Suzani
Cassiani de Souza, |
|
191 |
Entre Monstros, Magos e Guerreiros: socialização e inventividade no ambiente do jogo de RPG on line. ( 5, 8, 10, 59) |
||
192 |
O disco de vinil e a fruição musical: contribuição para uma sociologia dos objetos (5, 10, 59, 96, 98) |
||
193 |
Novas tecnologias, novos riscos: a vigilância de medicamentos e de alimentos no Brasil - décadas 1940 a 1990 (50, 36, 30, 57, 37, 42) |
||
194 |
Estereótipos e preconceitos raciais na educação científica: uma analise da experiência do programa Oguntec na promoção da educação científica de jovens afrodescendentes na Bahia(3,6,11,12,13,14) |
||
195 |
A atuação do(a) engenheiro(a) no desenvolvimento de Tecnologias Sociais (12, 63, 100, 108, 112, 116) |
Bruna
Vasconcellos, |
|
196 |
Resgatar a vida: proposições e agenciamentos dos medicamentos antidepressivos (36, 38, 46, 50) |
||
197 |
Innovación tecnológica y su aplicación en el currículo de educación básica en chile. (76; 97; 91) |
||
198 |
¿Conocimiento analógico vs conocimiento digital? Tradiciones de evidencia en la investigación a escala nanométrica en la periferia (67; 88; 40; 42; 39) |
||
199 |
Quando Crescer Quero Ser Musicoterapeuta (38, 46,47,53,86,114) |
||
200 |
Cuando la periferia se vuelve el centro. La antropología forense en la Argentina, un caso de producción de conocimiento científico socialmente relevante (93, 11, 60, 89, 94, 100) |
||
201 |
Crise econômica, reestruturação produtiva, desindustrialização e desemprego no Brasil dos anos 80 e 90.( 7, 8, 12, 17, 20, 69). |
||
202 |
¿Cómo se construye una firma de biotecnología en un país subdesarrollado? Un análisis socio-técnico del caso Bio Sidus S. A. 1980-2006. (18, 19, 41) |
||
203 |
Activist-driven innovation: a interação comunidade-mercado na produção do software livre (5, 92, 94, 98 100) |
||
204 |
Aprendizaje del software libre desde la percepción de dos universidades venezolanas UCV y UBV: ¿ Hacia la construcción de nuevos saberes ? (35,40,68,47,60, 78) |
||
205 |
A energia nuclear no Brasil e a polêmica sobre as usinas de Angra (9,27,14,70) |
Silvania
Do Nascimento, |
|
206 |
Percepción pública de la ciencia: ¿qué ciencia?; ¿qué público? (6, 11, 57, 58, 90) |
||
207 |
Redes e controvérsias: ferramentas para uma cartografia da dinâmica psicossocial (93, 108, 46, 115, 102) |
||
208 |
Beleza nanoestruturada, a carência de debates envolvendo seus riscos e benefícios no contexto brasileiro (88, 10, 13, 90) |
||
209 |
Planta do campo e planta da mata: Etnotaxonomia entre camponeses da Serra da Mantiqueira (38,40,87) |
||
210 |
Autoralidade e novas mídias (5, 7, 10, 59, 92) |
||
211 |
Na trilha das drogas, vínculos de risco: explorando a controversa difusão de objetos sócio-técnicos (5, 10, 38, 46, 50, 108) |
||
212 |
Economía campesina y cambio tecnológico en México (6, 12, 13, 17, 22, 56) |
||
213 |
Ética na pesquisa com células-tronco: do aprendizado em células e cobaias aos experimentos em seres humanos (50, 37, 38, 36, 10, 5) |
||
214 |
Modo 3 de producir conocimiento: investigación socialmente responsable (2, 11, 12, 14, 35) |
||
215 |
Transgênese: a digitalização e edição da vida e suas conseqüências culturais (10,29,79,109) |
||
216 |
Las encuestas de capacidades tecnológicas e innovadoras en Venezuela (18, 19, 41, 95, 107, 114) |
||
217 |
¿Cooperación, internacionalismo o planificación? Orígenes de la política científica y tecnológica en Argentina. (3, 85,20) |
||
218 |
Vinchucas, ballenas y ADN: conocimientos científicos y problemas públicos. Construcciones recíprocas y creación de ficciones (76, 86, 87, 93) |
||
219 |
Salud y tecnología con calidad y equidad en venezuela (50, 36, 108, 2, 51, 15) |
||
220 |
As LIDERANÇAS CIENTÍFICAS (72,68,12,11,100,112) |
||
221 |
TRAyECTORIAS SOCIOINSTITUCIONALES Y DISCIPLINARIAS EN MÉXICO.(ESTUDIO DE CASO UNAM- UAM. (39,66,91,100,104,113) |
||
222 |
Niveles de integración de las políticas públicas de ciencia y tecnología en las prácticas cotidianas de los productores agrícolas. (3,4,6 ) |
||
223 |
A
psicologia e a dócil fabricação de subjetividades ( 89, 93,102, 108, 112,
115) |
||
224 |
El BIOLOGO
EN MEXICO: VOCACION Y PROFESION (20, 68, 70, 85, 97, 100) |
||
225 |
La
comprensión de la tecnología en la antropología (temas 40, 66, 103) |
||
226 |
TeCNOLOGIA
E INFORMAÇÃO A SERVIÇO DA PRESERVAÇÃO DE DOCUMENTOS HISTÓRICOS: O CASO DO
HOSPICIO NACIONAL DE ALIENADOS (36, 50, 116) |
||
227 |
¿Cómo hablar
de campos sin estados del arte? (Dadme un estado del arte y te daré un
campo)(48, 58, 102, 103) |
||
228 |
Laboratorios
y redes de investigación:entre los hongos y la interdisciplina.(42, 45, 98,
101, 102) |
Rosaura
Reyes Canchola, |
|
229 |
Sinaloa,
México:cambio tecnológico, acaparadores y trilladores (2, 7, 12, 23, 54, 56) |