Resumo: Artigo 36285
Ciências a partir do cotidiano: uma abordagem CTS (14, 38, 74, 76, 77)
Rômulo Rego, Cidoval Sousa, Universidade Estadual da Paraíba, BrazilRogéria Gaudêncio, Universidade Federal da Paraíba, BrazilCássia Assis, Universidade Estadual da Paraiba, Brazil.
Apresentação: Wednesday, May 29, 2008 3:45PM - 5:45PM sala 212 - UNIRIO VII ESOCITE - Sessão 42 - Chair: Heloisa Bertol
Abstract.
Neste trabalho apresenta-se uma proposta de ensino de ciências e de matemática na educação básica utilizando conhecimentos oriundos do cotidiano e da cultura popular a partir de um estudo empírico sobre o uso de padrões de simetria existentes em figuras traçadas nas carrocerias de madeiras de caminhões. Propõe-se possibilitar uma aprendizagem contextualizada de saberes científicos por meio da inserção no currículo escolar de atividades didáticas envolvendo conhecimentos extra-escolares que considerem as dimensões sociológicas e os aspectos psicossociais envolvidos no processo de ensino-aprendizagem de conceitos e procedimentos científicos. Procura-se responder as demandas educacionais de uma formação cidadã, seguindo, em grande medida, a orientação teórico-metodológica e as influências do campo CTS, que torna possível uma educação científica onde a dimensão sociocultural está presente em todos os momentos do processo, superando o aprendizado escolar de uma ciência e tecnologia que se esboça dissociada das vivências cotidianas. Desenvolve-se assim formas de quebrar o ciclo do conhecimento, processo descrito por D´Ambrósio (1999): a realidade [entorno natural e cultural] informa [estimula, impressiona] indivíduos e povos que, como conseqüência, geram conhecimento para explicar, entender e conviver com a realidade. Este conhecimento é expropriado pela estrutura de poder institucionalizado como sistema de normas e, mediante esquemas de transmissão e de difusão, é devolvido ao povo mediante filtros [sistemas] que garantam sua sobrevivência e submissão às estruturas de poder. Por meio da retomada de estudos, pesquisas e experiências desenvolvidas em momentos significativos da formação dos autores, agora articulados em torno de um projeto de pesquisa maior, levado a cabo pelo Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual da Paraíba, sob a influência dos enfoques CTS, oferece-se uma crítica às concepções tradicionais de ensino e ciências, e, de outro e sinaliza-se com possibilidades de mudanças. Seguindo Cerezo (2002), procura apresentar a ciência e a tecnologia como produtos sociais em que valores morais, religiosos, interesses profissionais, políticos, econômicos desempenham papéis importantes em seu processo de construção e consolidação e fomentar, de acordo com Magalhães e Teneiro-Vieira (2006), uma educação de natureza mais humanista, mais global e menos fragmentada, possibilitando assim a melhora de atitudes e o interesse dos alunos em relação à Ciência e à sua aprendizagem. O resgate de elementos do cotidiano ou da cultura popular facilita ao aluno uma aprendizagem significativa, fornece condições necessárias para a utilização da ciência e da tecnologia e possibilita uma maior adaptação critica à realidade, aumenta a legitimidade social da escola e os seus vínculos com a comunidade, reconhece, reelabora e divulga conhecimentos que são diferenciais no processo de imersão do nosso país no mundo globalizado, fortalecendo a nossa identidade cultural. Um estudo dos padrões de simetria pintadas em figuras nas carrocerias de caminhões foi efetuado por Rêgo e Rêgo (2001, 2006), onde também são descritas pesquisas sobre sua utilização em atividades didáticas voltadas para o ensino de simetria. Estas atividades, seguindo um enfoque CTS, são sistematizadas em cinco passos, descritos e detalhados, procedimento este que pode ser estendido para o processo de ensino-aprendizagem de diversos outros conceitos científicos a partir de elementos do cotidiano: Passo 1. Levar o aluno a visualizar o uso da ciência e da tecnologia no cotidiano. Passo 2. Levar o aluno a estabelecer relações entre o cotidiano e a ciência.Passo 3. Construir o conhecimento cientifico a conceituação e a representação dos novos saberes. Passo 4. Utilizar os conhecimentos científicos para resolver situações-problemas. Passo 5. Sistematizar o conhecimento desenvolvido.