Resumo: Artigo 36214
Aspectos dos Discursos da Mídia e Suas Possíveis Interferências nos Discursos de Licenciandos em Física: foco nas relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade. (70,14,47)
Thirza Sorpreso, Maria José de Almeida, Universidade Estadual de Campinas, Brazil.
Apresentação: Wednesday, May 29, 2008 1:15PM - 3:15PM sala 201 - UNIRIO VII ESOCITE - Sessão 48 - Chair: Márcia Regina Barros da Silva
Abstract.
Em um estudo apresentado no XVII Simpósio Nacional de Ensino de Física, intitulado A Construção de um Episódio de Ensino com Abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente e o Imaginário de Licenciandos em Física desenvolvemos uma reflexão sobre a utilização da abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) no planejamento e execução de um episódio de ensino que tratava da Questão Nuclear, na disciplina Prática de Ensino e Estágio Supervisionado para o Ensino de Física, realizada por licenciandos em física numa das três universidades paulistas no ano de 2005. No estudo apresentado, buscávamos compreender o imaginário dos licenciandos e para isso analisamos seus discursos enquanto trabalhavam e refletiam sobre a utilização daquela abordagem. Notamos que eles demonstraram algumas vezes: falta de compreensão sobre o que trata a abordagem; visão linear simplificada sobre relações CTS; certa dificuldade em planejar episódios de ensino de forma a colocar o aluno no foco do processo de ensino e aprendizagem e que para eles tal abordagem serviria mais como motivadora do que proporcionadora de uma aprendizagem diferenciada para seus futuros alunos. Observamos a partir de uma revisão bibliográfica em alguns dos periódicos direcionados à área de Ensino de Ciências, que muitos dos artigos relacionados à abordagem CTS no ensino de ciências criticam as concepções veiculadas pela mídia; afirmam, por exemplo, que a presença de controvérsias sócio-científico-tecnológicas, presentes em meios de comunicação, parecem ter influência na prática de sala de aula dos professores; que a população tem acesso aos resultados da Ciência aplicada mas não têm conhecimento de seus processos de produção de forma que se faz excluída da participação e transformação da sociedade; que a falta de ação humana sobre C&T é um dos aspectos veiculados por meios de comunicação como se o desenvolvimento científico e tecnológico não fosse trabalho dos homens e excluindo a possibilidade de participações sociais na determinação dos caminhos desse desenvolvimento; ou ainda que apesar da presença de debates, em meios de comunicação, relacionados aos benefícios e prejuízos do desenfreado avanço tecnológico, muitas vezes, o sucesso da C&T é ressaltado. Observamos que tais trabalhos explicitam algumas concepções sobre CTS presentes na mídia e apontam possíveis influências da presença destas questões para a prática do professor. No entanto não encontramos nos periódicos de educação em ciências, trabalhos que analisam a presença de aspectos do discurso da mídia, no discurso de professores ou futuros professores. Assim, procuramos neste trabalho, alguns indícios de que os discursos veiculados pela mídia, se fazem presentes nos discursos dos licenciandos do trabalho anteriormente referido, influenciando seu imaginário. Para tal utilizamos a Análise de Discurso iniciada por Michel Pechêux na França e bastante difundida no Brasil por Eni Orlandi. Essa vertente, considera que a linguagem não é transparente e compreende o imaginário como um mecanismo constituído de relações com outros discursos, produzidos e, diferentes momentos e situações sócio históricas. Nele podem estar presentes elementos diversos, como aqueles constituintes dos discursos da mídia. Esse mecanismo pode influenciar o posicionamento dos futuros professores frente à realidade, vivida e interpretada, e na eles vão atuar. Apontamos assim a necessidade de reflexão sobre as relações CTS na formação de professores, contribuindo para que o conhecimento veiculado por meios de comunicação seja um componente na formação do imaginário dos licenciandos sobre as relações CTS, mas não o único elemento. E ainda apontamos a necessidade de que os próprios licenciandos reflitam sobre a influência de tais discursos em seu imaginário.