Resumo: Artigo 36293
Economia do Conhecimento, novas tecnologias e desenvolvimento econômico: um estudo comparado entre o Brasil e a Índia. (2, 5, 12, 97)
Manuelle Oliveira, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO, Brazil.
Apresentação: Thursday, May 29, 2008 3:45PM - 5:45PM sala 211 - UNIRIO VII ESOCITE - Sessão 19 - Chair: Carlos Guimaraes
Abstract.
A presente proposta de trabalho está inserida no campo da política internacional comparada e pretende fazer uma breve discussão acerca das posições do Brasil e da Índia no atual cenário da chamada Economia do Conhecimento. Esse sistema é caracterizado por uma ampla utilização das tecnologias de armazenamento e transmissão de dados e informação, onde se articulam conjuntamente o conhecimento codificado conhecimento tácito , intimamente relacionado a peculiaridades espaciais locais, estruturando vantagens competitivas fundamentais para a competitividade calcada, sobretudo, na inovação. Na base da Economia do Conhecimento estão as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). São elas que permitem armazenar, processar, e fazer circular, rapidamente e a baixo custo, um número de dados cada vez maior, sendo uma fonte cada vez mais importante de ganhos de produtividade. Dessa forma utilizarei neste trabalho as TICs como o paradigma de análise para produzir algumas reflexões de caráter comparativo entre os modelos de desenvolvimento das economias brasileira e indiana e as inserções dessas no mencionado novo sistema econômico. Assim sendo, o corpo do estudo será compreendido por uma breve história da implantação das TICs nas duas sociedades, caracterização da sustentabilidade e dos resultados produzidos pelos modelos estabelecidos até então e possíveis perspectivas de desenho do setor em curto e médio prazo. O estudo será legitimado pela enorme e rica discussão teórica que ronda esse tema e autores como LUNDVALl, 2001, CASSIOLATO, 1999, LASTRES & ALBAGLI, 2000, ALBAGLI, 1999; OCDE, 1992; FREEMAN, 1982, COSTA LIMA, 2002, darão sustentação e embasamento ao trabalho.