Resumo: Artigo 36212
Acervo Digital: A aplicação da Tecnologia na Educação e a Democratização da Informação na América Latina (8,11,12,93,108)
Zilá Gunzburger, University Of Campinas, BrazilRoberto Macedo, University Metodist of São Paulo, Brazil.
Apresentação: Thursday, May 29, 2008 3:45PM - 5:45PM sala 201 - UNIRIO VII ESOCITE - Sessão 44 - Chair: Debatedor a Confirmar
Abstract.
A contribuição que as tecnologias de informação e comunicação trazem para as práticas educacionais, por permitir o registro, estocagem e disseminação de premissas, com maior rapidez torna o computador uma importante ferramenta para potencializar esses processos. Nesse sentido os diferentes suportes de informação como o CD-ROM, Internet, fotografia, Web-sites, dentre outros, exercem um papel relevante para a consolidação dessas práticas. Diante disso torna-se necessário pensar na criação de bibliotecas virtuais que dêem sustentação ao acervo, facilitando o acesso a um maior número de estudantes. O presente trabalho, procura apresentar uma nova forma de utilização da tecnologia, que possibilite democratizar e valorizar o conhecimento produzido em suas diferentes formas, no âmbito educacional, através da criação de um acervo digital, criando mecanismos mais eficazes de utilização do conhecimento produzido e direcionar e descrever como sua aplicabilidade pode ser desenvolvida como uma linha de solucionar o acesso à informação dos alunos presentes no Brasil e nos demais países da América Latina. Como procedimento metodológico o presente trabalho baseou-se em pesquisa bibliográfica com caráter exploratório no que tange a pesquisa de fatores que podem facilitar as coordenadas para a implantação do projeto. A coleta de informações foi efetuada baseada em autores relacionados ao conceito tecnológico e pedagógico, buscando equilibrar o processo reflexivo da aplicabilidade da tecnologia educacional. É fundamental o papel que as tecnologias de informática, e comunicação exercem quanto às práticas de informação, incluindo aí a computação como ferramenta de suporte a essa prática. Atualmente as bibliotecas são definidas de várias maneiras, com biblioteca polimídia, biblioteca eletrônica, biblioteca digital e biblioteca virtual, que segundo Santos (2003), são poucas as fontes que conceituam esses termos, podendo ser definido também como uma forma de apresentação do acervo, que pode ser apresentado na forma digital em diferentes formas de mídia como disquete, disco rígido, fita e CD-ROM. A importância da utilização dessas tecnologias de informação e comunicação é inegável por permitir a rapidez de comunicação dos resultados de pesquisas, bem como seu registro, estocagem. Neste sentido as bibliotecas digitais têm um papel fundamental, no que se refere à coleta e registro de informações, bem como sua estocagem e disseminação a todos os usuários, possibilitando a comunicação dos dados. Apresentações musicais, teatrais, comemorações, dada a sua característica ficam estocadas aleatoriamente em fotos, vídeos ou não são registradas e acabam se perdendo com o tempo, dificultando sua disseminação a um maior grupo de pessoas, e por um tempo maior de exposição. Na maioria das vezes, os alunos só têm acesso às produções de sua turma ou do período em que estudam o mesmo acontecendo com os funcionários, professores, e principalmente pais ou mães que acabam sendo privados da oportunidade de acompanhar e de ter acesso à produção da escola. Uma questão relevante a ser considerada é a sensação de desvalorização de que tudo o que é feito na escola, tem como única utilidade à obtenção de notas para aprovação ou reprovação dos alunos para a etapa seguinte. Armazenar registros em um acervo digital permite interatividade com alunos, professores e comunidade. Recursos tecnológicos podem ser disponibilizados nas salas de informática (SAI), independente da cultura do país latino, sendo que professores, professores-coordenadores, gestores e até mesmo funcionários e pais de alunos podem interagir com essa tecnologia permitindo o desenvolvimento do conceito de pesquisa. Os alunos de um modo geral dispõem de pré-disposição e habilidade para o manuseio dessa infra-estrutura tecnológica, visto a relevância que estes têm em suas vidas, seja como forma de comunicação, entretenimento, informação dentre outras possibilidades.