Resumo: Artigo 36107
A Profissionalização do Professor de Matemática e a Fundação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Bahia: Contribuições e Controvérsias de Isaías Alves (20,67,76,77,97)
Januaria Bertani, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Brazil.
Apresentação: Friday, May 30, 2008 3:45PM - 5:45PM sala 212 - UNIRIO VII ESOCITE - Sessão 47 - Chair: Alex Varela
Abstract.
Esta Pesquisa de doutoramento objetiva identificar e analisar os saberes docentes construídos ou enfatizados no Curso de Formação de Professores de Matemática do estado da Bahia, e, também, as suas implicações epistemológicas para a profissionalização (40-60), considerando que a formação docente não é desvinculada das práticas sociais, imersas numa sociedade histórica e em uma dada cultura (Tardif, 1991 e 2006). Esse período não foi uma escolha aleatória, pois essas décadas protagonizaram mudanças significativas na licenciatura da matemática. A despeito desse período, Dias (2002) assinala que, em 1941, ocorreu a fundação da Faculdade Filosofia, Ciências e Letras da Bahia, que tinha o objetivo de formar professores secundários para o ensino da matemática, portanto, iniciou-se um processo de profissionalização. Dubar (1997), por sua vez, chama a atenção da importância da expansão e consolidação das Universidades, sendo que as profissões ficaram associadas à constituição de um saber profissionalizado que, de certa forma, priorizava os saberes científicos, assinalando a dualidade entre profissão e ofício. Além disso, em nossos currículos, há a inserção da Matemática Moderna. Todo esse período é marcado por resistências e conquistas que implicaram na construção e reconstrução de saberes docentes. Mas, para se referir a essa história é necessário entender as ações dos sujeitos envolvidos, reencontrando, portanto, os engenheiros, os matemáticos e as mulheres que atuavam na atividade docente. Uma das possibilidades para esta construção histórica são as fontes orais, as entrevistas propiciam condições de mostrar uma história de becos sem saída, de mal entendimentos e de descobertas acidentais, dentro de um cenário social de rivalidades agudas, em parte provindas de especializações de grupo (Thompson, 1992). Assim, muito ainda tem a se pesquisar em busca da construção de uma representação referente à licenciatura em matemática do estado da Bahia. Para esse momento propõe-se a discussão da influência de Isaías Alves, fundador da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências da Bahia, no Curso de Licenciatura em Matemática, sua significação social e política estão imbricadas na constituição do perfil da Faculdade e conseqüentemente do referido Curso. Para essa construção recorreu-se à pesquisa documental (Boletim de Educação e Saúde da Bahia, 1940 e 1941, Cadernos do Instituto de Estudos e Pesquisas em Educação Anísio Teixeira, Salvador: 1988 e 1989; e a tese de doutorado do Prof André Mattedi Dias). Também é necessário enfatizar a amplitude do campo de pesquisa referente à Educação Matemática, e, em particular, o da História da Educação Matemática. A História da Matemática tramita entre dois campos de conhecimento o da História na Educação Matemática e o da História dos Conceitos Matemáticos. A História na Educação Matemática investiga a história das instituições de ensino de matemática, os processos pedagógicos, as propostas pedagógicas, as publicações e as pessoas envolvidas neste processo. Assim, nesta perspectiva, recorre-se a Belhoste, destacado por Valente (2007), a tarefa do historiador é de considerar não somente a Matemática Moderna, mas também o ensino de matemática nas faculdades de ciências, os projetos de ensino dos professores, a concepção estruturalista das ciências humanas, dentre outros. Esse conjunto contribui com a constituição de uma representação histórica da ambiência social, política e intelectual de um determinado período.