Resumo: Artigo 36069
Construção de Indicadores de Ciência e Tecnologia (C&T) no Brasil: alguns delineamentos explicativos sob o ponto de vista sociotécnico (1,3,17,39,87,91)
Roberto Mario Lovón Canchumani, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Brazil.
Apresentação: Friday, May 30, 2008 1:15PM - 3:15PM sala 215 - UNIRIO VII ESOCITE - Sessão 46 - Chair: Debatedor a Confirmar
Abstract.
OBJETIVO: As agencias das Nações Unidas e outras organizações inter-governamentais, como a OCDE, desde a década de 1960 estão envolvidas no desenvolvimento de indicadores de ciência e tecnologia (C&T) para a comparabilidade internacional. Similarmente, a UNESCO têm estabelecido bases de dados com informações cientifico-tecnológicas disponíveis numa abrangência relativamente mais global. Na América Latina, a OEA também tem recopilado indicadores de C&T para os países da região. O Brasil, seguindo a tendência dos outros países, inicia o desenvolvimento do seu sistema de indicadores em 1978, quando o CNPq, com auxílio da UNESCO, definiu a classificação das atividades de ciência e tecnologia nos orçamentos públicos (com esse levantamento obteve um indicador de dispêndio público em C&T). O presente trabalho objetiva apontar alguns delineamentos explicativos em torno de como se deu a construção de indicadores de ciência e tecnologia (C&T) no Brasil, sob o ponto de vista sociotécnico. METODOLOGIA: Parte-se do enfoque dos estudos da ciência, tecnologia e sociedade (CTS), particularmente, da teoria do ator-rede para considerar os indicadores de ciência e tecnologia na sociedade. Destaca-se, na teoria do ator-rede, a idéia de tradução, a qual implica a existência de relações de coordenação entre os usuários e os formuladores de um objeto técnico, abrindo vias de negociação que ficam inscritas no mesmo objeto técnico. O contexto de uso do objeto técnico (em nosso caso, os indicadores de C&T) torna-se, portanto, numa extensão de suas capacidades cognitivas. Dessa forma, a partir da teoria ator-rede podemos analisar os processos de negociação entre os diversos atores que levaram ao desenvolvimento e implementação dos indicadores de C&T em determinado tempo e espaço. RESULTADOS ESPERADOS: Em sociedades cientificamente periféricas como o Brasil, os indicadores de C&T não surgiram de uma relação orgânica evolutiva com os processos econômico-sociais cujo resultado é a fraca vinculação entre a pesquisa e desenvolvimento (P&D) e o sistema de educação superior, por um lado; e o setor produtivo, por outro. Foram, portanto, elaborados seguindo o esquema de desenvolvimento dos países industrializados, nos quais supõe-se uma articulação adequada e orgânica entre as atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação. Além disso, esses indicadores não avaliam necessariamente o avanço da sociedade a traves do impacto da ciência e a tecnologia nos objetivos do desenvolvimento.