Resumo: Artigo 35823
A participação das áreas do conhecimento nas publicações científicas multidisciplinares sobre desenvolvimento regional (89,100,112,116)
Monica Carniello, Fabio Ricci, Universidade de Taubaté, Brazil.
Apresentação: Wednesday, May 29, 2008 3:45PM - 5:45PM sala 210 - UNIRIO VII ESOCITE - Sessão 17 - Chair: Pablo Kreimer
Abstract.
Pode-se afirmar que há três pilares que revelam o estágio de desenvolvimento de uma área do conhecimento: a existência de publicações específicas da área; a existência de comunidades científicas; a existência de programas stricto sensu para formação de novos pesquisadores. No Brasil, são muitas as ciências que atingiram um estágio de maturidade e que, mais do que isso, contribuem, cada qual com seu olhar, sobre determinada temática. Observam-se movimentos de alargamento das intersecções entre as diversas áreas do conhecimento, caracterizando a multidisciplinaridade, conceito que aparece no discurso de grande parte dos programas de formação de pesquisadores e, portanto, se manifesta também nas revistas científicas, encarregadas de divulgar a produção acadêmica entre os pares, revelando a necessidade da ciência contemporânea de experimentar novas maneiras, dentro da lógica científica, de se abordar a realidade. O objetivo dessa pesquisa foi verificar a participação das áreas do conhecimento nas revistas multidisciplinares que têm como eixo temático o desenvolvimento regional, assunto que passou a ser objeto de interesse com mais ênfase no período pós-guerras. Para isso, foram selecionadas como corpus da pesquisa cinco revistas científicas nacionais avaliadas pelo comitê multidisciplinar do critério Qualis, elaborado pela Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior CAPES, cuja linha editorial contempla a temática do desenvolvimento regional, sendo elas: Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (ANPUR) ; Gestão & Regionalidade; Gestão e Desenvolvimento (Novo Hamburgo) ; Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional; e Desenvolvimento e Meio Ambiente (UFPR). Essa pesquisa caracteriza-se como descritiva e quantitativa. Para atingir os objetivos propostos, foram observados os artigos dos três últimos números das publicações nas versões on line. Os artigos foram categorizados em uma área do conhecimento em função do conteúdo apresentado, sendo que o referencial utilizado para definir as áreas foi a classificação adotada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico CNPQ. Como resultados preliminares, é possível verificar agrupamentos diversos de áreas do conhecimento nos periódicos que contribuem de forma mais intensa com a temática do desenvolvimento regional, demonstrando uma participação desigual das ciências na construção do conhecimento do assunto abordado. Esses dados permitirão um direcionamento mais criterioso da produção científica por parte de pesquisadores que conduzem investigações sobre o assunto, de forma a solidificar os elos entre as ciências, melhorar a produtividade e estabelecer novos vínculos multidisciplinares e de programas e grupos de pesquisas para ampliar a produção do conhecimento sobre a temática desenvolvimento regional.