Resumo: Artigo 35788
Desenvolvimento de tecnologia social para a gestao da biodiversidade: o projeto SimParc como reflexao (6, 11, 12, 73, 108, 109) Marta Irving, UFRJ, BrazilJean-Pierre Briot, LIP6 (CNRS - Univ. Paris 6) & PUC-Rio, FranceIvan Burstyn, UFRJ, BrazilPaul Guyot, Violet, FranceGustavo Melo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, BrazilAltair Sancho, UNISUAM, BrazilVincius Sebba Patto, LIP6 (CNRS - Univ. Paris 6)
, FranceJosé Vasconcelos Filho, University of Fortaleza - UNIFOR, Brazil.
Apresentação: Thursday, May 29, 2008 1:15PM - 3:15PM sala 203 - UNIRIO VII ESOCITE - Sessão 4 - Chair: Arthur Ferreira
Abstract.
--- Nota: Nos nao conseguimos entrar os caracteres acentuados no Web/JEMS. Por o texto completo com caracteres acentuados, por favor ler a versao em PDF. --- Uma questao central na contemporaneidade se relaciona ao construcao de tecnologia social em apoio ao processo de protecao da natureza. Este tema se reveste ainda de grande significado no contexto de um pais megadiverso como o Brasil, no qual a questao da desigualdade social permeia todos os campos de discussao academica e decisoes politicas. Nesse contexto, a gestao de areas protegidas ganha novos significados, uma vez que estas sao, na atualidade, uma das principais estrategias para a protecao da biodiversidade global, em consonancia com os principios da Conveno da Diversidade Biologica. Assim, um importante desafio no Brasil se refere a construcao de tecnologia social em suporte a gestao participativa destas areas. Nesta perspectiva, a questao central se dirige a construcao de ferramentas e metodologias participativas capazes de apoiar o processo coletivo de discussao e decisao compartilhada, e que ao mesmo tempo possa efetivamente contribuir para uma reflexao sobre protecao da biodiversidade, em escala local. Iniciativas recentes em pesquisa aplicada com uso de suporte informatico tem tentado responder a este desafio, baseadas no principio "bottom-up decisions" e tem inspirado, por exemplo, o movimento "ComMod" (Barreteau, 2003). Este movimento apoia a utilizacao conjunta de jogos de papeis envolvendo diferentes atores sociais e simulacoes baseadas em agentes computacionais. E neste contexto que emerge o presente trabalho, resultante de um processo de cooperacao Franca-Brasil para a pesquisa, atraves do Programme ARCUS - Actions en Regions de Cooperation Universitaire et Scientifique, em curso desde de 2005 (Briot & Irving, 2005; Briot et al, 2007), envolvendo uma equipe interdisciplinar de pesquisadores e estudantes de pos graduao dos dois paises. A metodologia utilizada para o presente trabalho partiu de pesquisa bibliografica e documental e se construiu tambem com base nos sucessivos registros de projeto e nas experiencias vivenciadas por pesquisadores em diversos estudos de caso envolvendo a gestao de parques nacionais no Brasil. Para este jogo, algumas questoes foram norteadoras no processo: Quais os conflitos potenciais e os atores envolvidos na gestao de parques nacionais? Em que medida um caso real pode inspirar um modelo de jogo? Que a dinamica social orienta o processo? Qual o publico-alvo do jogo e por que? Quais os elementos centrais de um roteiro? Em que medida pode ser utilizada simulacao computacional envolvendo agentes no humanos? Com esta inspiracao, o projeto do jogo SimParc, desenvolvido em parceria entre o Programa EICOS/UFRJ e o LIP6/UPMC-CNRS (Paris), representa um esforco de construcao de tecnologia social de basa ludica, que retrata alguns dos principais desafios e conflitos inerentes a realidade da gestao de Parques Nacionais. O processo tem inspiracao em casos reais e traz elementos do cotidiano ao jogo. No entanto, o jogo nao reproduz um caso real mas simula situacoes reais emblematicas no caso de parques nacionais. A base do jogo se expressa na simulacao de negociacao para a protecao/uso de recursos naturais renovaveis em um parque ficticio, no qual cada jogador (ator social com papel definido na trama) desenvolve estrategias de negociacao com os demais atores do jogo, levando em considerao seu perfil e interesses. Apos a proposta negociada, um sistema de informatica simula um cenario futuro, a partir das escolhas e decisoes tomadas pelos jogadores, procurando evidenciar convergencias, dissonncias e a consistencia das decisoes tomadas e o jogo se encerra com a discussao do resultado final. O jogo informatizado, na concepcao em desenvolvimento, se utiliza tambem de agentes computacionais (nao humanos) que simulam papeis de atores sociais e eventualmente decidem o resultado final do jogo. Assim, o Projeto SimParc tem o proposito de contribuir para o processo de governana democratica, a partir do reconhecimento e da interprecao da dinamica do conflito. Referencias bibliograficas Barreteau, O. (2003) Our companion modelling approach. Journal of Artificial Societies and Social Simulation, Vol. 6, No. 2, 2003. Briot, J.-P., Guyot, P. & Irving, M. (2007) Participatory Simulation for Collective Management of Protected Areas for Biodiversity Conservation and Social Inclusion. International Modeling and Simulation Multiconference 2007 (IMSM''07), Barros, F. et al (eds.), Buenos Aires, Argentina, Fevereiro 2007, pp. 183-188. Briot, J.-P. & Irving, M. (2005) Acompanhamento informatico para a gestao participativa de espacos protegidos. Anais I SAPIS, Caderno Virtual de Turismo, Dezembro 2005.