Resumo: Artigo 35603
O Papel da Universidade na Sociedade do Conhecimento (14,19,35,45,68,70)
Fabiano Nezello, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Brazil.
Apresentação: Friday, May 30, 2008 1:15PM - 3:15PM sala 205 - UNIRIO VII ESOCITE - Sessão 13 - Chair: Ismael Ledesma
Abstract.
O conhecimento vem sendo caracterizado como o principal fator de desenvolvimento social e econômico de um país. Para que o conhecimento seja gerado e convertido em riqueza e desenvolvimento, é necessária a interação de alguns agentes institucionais: empresas, universidades e governo. Este trabalho aborda o tema da relação universidade-empresa, apontando as dificuldades dessa interação verificada no último decênio e as alterações decorridas neste relacionamento durante o período verificado. Desta interação, ressalta-se o papel da universidade na formação do intra-empreendedor, presente na composição da expertise das empresas inovadoras. Salienta-se, ainda, a importância da identificação das principais diretrizes dos gestores que conduzem as instituições de ensino superior, e o do perfil de profissionais que estas estão preocupadas em desenvolver, com suas estratégias, instrumentos e práticas. A contribuição das universidades para a elevação do potencial inovativo nas empresas e o papel do Estado em gerar incentivos e investimentos em atividades de P&D, estão caracterizados como tema gerador deste trabalho. A metodologia empregada para a realização do trabalho baseia-se na investigação com base nas informações apontadas em artigos acadêmicos e em entrevista aplicada a universidades pré-selecionadas. Verifica-se a literatura que investiga a interação universidade-empresa e toma-se como base estudos de casos, análises de patentes e levantamentos oriundos de pesquisas. Composto por três partes, além da introdução, este artigo apresenta o papel da universidade na formação do intra-empreendedor e a revisão dos apontamentos já publicados sobre a interação universidade-empresa e a caracterização atual desta interação segundo as universidades entrevistadas; a última parte, apresenta considerações finais e conclusões a respeito da situação da interação universidade-empresa no Brasil.