14/10/2015 - 09:30h - 11:00h | |
Investigando a práxis docente numa formação nos moldes CTS por meio de Narrações Multimodais | Adriano Silveira Machado |
Gestão do conhecimento na educação profissional e tecnológica: importância dos núcleos de inovação tecnológica | Cintia Almeida da Silva Santos |
Ensino de ciências através da Robótica, utilizando materiais de baixo custos | Paulo Borges Viríssimo dos Santos |
Nanotecnologia como tema para problematizar a relação contemporânea CTS em cursos de engenharia, com o apoio dos espaços sociais da WEB 2.0 | Simone Leal Schwertl |
Desenvolvimento e educação: um estudo sobre as políticas públicas de enfrentamento ao fracasso escolar no ensino médio | Josirene de Carvalho Barbosa, Denise Pereira de Alcantara Ferraz |
Laboratório Interdisciplinar de Robótica e Astronáutica: uma abordagem sócio-histórica | Hadassa Harumi Castelo Onisaki, Paulo Borges Viríssimo dos Santos |
A prática docente e os avanços tecnologicos no contexto educacional | Desire Luciane Dominschek |
Proposta de roteiro temático para videoaulas de treinamentos em pesquisa em bases de dados para o formato EaD | Graziella Yuri Matsuno |
Popularização da ciência: a utilização de smartphones no acesso à informação científica por jovens são-carlenses de classe média | Gabriele Maris Pereira Fenerick |
15/10/2015 - 09:45h - 11:15h | |
Artes Corporais: uma proposta multidisciplinar em arte , educação e saúde | Carlos Paranaguá Santos |
O diálogo entre arte e ciências na fruição e usufruição do corpo: Vik Muniz e as bactérias bio-manipuladas | Maria de Fatima do Nascimento Alfredo, Dalila Santos Cerqueira Pinto, Maira Fróes |
A Representatividade de Mulheres Cientistas na História da Ciência Retratada nos Livros Didáticos de Química Indicados pelo PNLD-2012 | Fernando Luiz Conceição Alves, André Gondim do Rego |
Aspectos de Divulgação Científica em Canções do Rock Contemporâneo e suas Possibilidades de Uso na Educação Não-Formal | Emerson Ferreira Gomes, Thais Jardim Oliveira |
Museus e Centros de Ciências, alfabetização científica e participação pública: reflexões para a busca de um ensino de ciências contextualizado e interdisciplinar | Guilherme do Amaral Carneiro |
Contribuição da exposição itinerante ciência, raça e literatura na construção de visão crítica das relações CTS em uma comunidade escolar | Claudia de Alancar Serra e Sepulveda, Keslane Silva dos Santos Almeida, Juanma Sánchez Arteaga, Marco Leandro Barzano, Thiago Leandro da Silva Dias |
Como a ciência e o cientista são retratados em curtas de animação? | Gabriela Reznik |
Sandra Harding, Donna Haraway e suas contribuições para uma leitura sobre conhecimento científico | Ariana Fantoni Soberón |
Talvez eu não diga por ser homem, né? homens e percepções em saúde | Maria Joselice Reis de Macedo |
16/10/2015 - 09:45h - 11:15h | |
Intervenção na Vila Pantanal em Curitiba/PR: um estudo de caso sobre a construção desta proposta | Cleison Ribeiro Ayres |
A ciência, tecnologia e sociedade no ensino técnico | Marcelo Cardoso da Costa |
Uma proposta de Curso em CTS: Um Meta-laboratório Contralaboratório de Estudos de Ciência, Tecnologia e Sociedade | Eduardo Nazareth Paiva |
Mundialização versus Globalização: a economia baseada no conhecimento como condutor da inovação no Brasil | Juliane Marise Barbosa Teixeira, Achiles Batista Ferreira Junior |
Iniciação científica e tecnológica na educação superior a distância | Daniela Salgado Gonçalves da Silva |
A mulher com vaginismo: uma questão de saúde e de gênero | Fernanda Jordão Kuester |
CTS en Ingeniería. Perfil del Ingeniero regional y formación complementaria en carreras de Ingeniería | Karina Cecilia Ferrando |
Tecnologia de inclusão social e geração de renda: trabalho emancipador | Ligia Bugelli Hermano Santos |
O impacto na formação profissional dos egressos da turma 2013 no curso de Especialização em Gestão Pública do PNAP-UFSCar: o caso do Polo de Apiaí (SP) | Daniela Salgado Gonçalves da Silva, Vanessa da Silva Mariotto Onody |
O uso de temas no enfoque CTSA associado à Ludicidade: o conhecimento da natureza na Educação Infantil de ribeirinhos | Cleide Maria Velasco Magno |