Programa dos Pôsteres

Dica: Para buscar seu trabalho basta apertar Ctrl + F em seu navegador e buscar pelas palavras que deseja.

14/10/2015 - 09:30h - 11:00h
Investigando a práxis docente numa formação nos moldes CTS por meio de Narrações Multimodais Adriano Silveira Machado
Gestão do conhecimento na educação profissional e tecnológica: importância dos núcleos de inovação tecnológica Cintia Almeida da Silva Santos
Ensino de ciências através da Robótica, utilizando materiais de baixo custos Paulo Borges Viríssimo dos Santos
Nanotecnologia como tema para problematizar a relação contemporânea CTS em cursos de engenharia, com o apoio dos espaços sociais da WEB 2.0 Simone Leal Schwertl
Desenvolvimento e educação: um estudo sobre as políticas públicas de enfrentamento ao fracasso escolar no ensino médio Josirene de Carvalho Barbosa, Denise Pereira de Alcantara Ferraz
Laboratório Interdisciplinar de Robótica e Astronáutica: uma abordagem sócio-histórica Hadassa Harumi Castelo Onisaki, Paulo Borges Viríssimo dos Santos
A prática docente e os avanços tecnologicos no contexto educacional Desire Luciane Dominschek
Proposta de roteiro temático para videoaulas de treinamentos em pesquisa em bases de dados para o formato EaD Graziella Yuri Matsuno
Popularização da ciência: a utilização de smartphones no acesso à informação científica por jovens são-carlenses de classe média Gabriele Maris Pereira Fenerick


15/10/2015 - 09:45h - 11:15h
Artes Corporais: uma proposta multidisciplinar em arte , educação e saúde Carlos Paranaguá Santos
O diálogo entre arte e ciências na fruição e usufruição do corpo: Vik Muniz e as bactérias bio-manipuladas Maria de Fatima do Nascimento Alfredo, Dalila Santos Cerqueira Pinto, Maira Fróes
A Representatividade de Mulheres Cientistas na História da Ciência Retratada nos Livros Didáticos de Química Indicados pelo PNLD-2012 Fernando Luiz Conceição Alves, André Gondim do Rego
Aspectos de Divulgação Científica em Canções do Rock Contemporâneo e suas Possibilidades de Uso na Educação Não-Formal Emerson Ferreira Gomes, Thais Jardim Oliveira
Museus e Centros de Ciências, alfabetização científica e participação pública: reflexões para a busca de um ensino de ciências contextualizado e interdisciplinar Guilherme do Amaral Carneiro
Contribuição da exposição itinerante ciência, raça e literatura na construção de visão crítica das relações CTS em uma comunidade escolar Claudia de Alancar Serra e Sepulveda, Keslane Silva dos Santos Almeida, Juanma Sánchez Arteaga, Marco Leandro Barzano, Thiago Leandro da Silva Dias
Como a ciência e o cientista são retratados em curtas de animação? Gabriela Reznik
Sandra Harding, Donna Haraway e suas contribuições para uma leitura sobre conhecimento científico Ariana Fantoni Soberón
Talvez eu não diga por ser homem, né? homens e percepções em saúde Maria Joselice Reis de Macedo


16/10/2015 - 09:45h - 11:15h
Intervenção na Vila Pantanal em Curitiba/PR: um estudo de caso sobre a construção desta proposta Cleison Ribeiro Ayres
A ciência, tecnologia e sociedade no ensino técnico Marcelo Cardoso da Costa
Uma proposta de Curso em CTS: Um Meta-laboratório Contralaboratório de Estudos de Ciência, Tecnologia e Sociedade Eduardo Nazareth Paiva
Mundialização versus Globalização: a economia baseada no conhecimento como condutor da inovação no Brasil Juliane Marise Barbosa Teixeira, Achiles Batista Ferreira Junior
Iniciação científica e tecnológica na educação superior a distância Daniela Salgado Gonçalves da Silva
A mulher com vaginismo: uma questão de saúde e de gênero Fernanda Jordão Kuester
CTS en Ingeniería. Perfil del Ingeniero regional y formación complementaria en carreras de Ingeniería Karina Cecilia Ferrando
Tecnologia de inclusão social e geração de renda: trabalho emancipador Ligia Bugelli Hermano Santos
O impacto na formação profissional dos egressos da turma 2013 no curso de Especialização em Gestão Pública do PNAP-UFSCar: o caso do Polo de Apiaí (SP) Daniela Salgado Gonçalves da Silva, Vanessa da Silva Mariotto Onody
O uso de temas no enfoque CTSA associado à Ludicidade: o conhecimento da natureza na Educação Infantil de ribeirinhos Cleide Maria Velasco Magno
Voltar para página Principal