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Investigando a práxis docente numa formação nos moldes CTS por meio de Narrações Multimodais.
Adriano Silveira MachadoDownload do Trabalho
Resumo:
A pesquisa realizada justifica-se pela necessidade de se compreender a importância da mediação docente no aprimoramento de práticas pedagógicas na formação de professores não licenciados e o desenvolvimento do processo de formacional NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA - EPCT nos moldes de uma educação CTS ocorrida no ambiente virtual MOODLE. O objetivo deste trabalho focou a análise de conteúdos em Narrações Multimodais construídas pelo professor formador em uma aula presencial. O resultado da análise das narrativas permitiu investigar a natureza e peculiaridades do processo de mediação pedagógica empregada em sala de aula, a eficiência e eficácia da formação docente empregada, a identificação de estratégias de ação educativa associadas à apreensão de conhecimentos e o exercício de uma didática perfilada com a formação EPCT. Acredita-se que emergiram deste processo formacional novos caminhos e olhares sobre a formação profissional de professores em serviço advindas da a aplicação adequada de estratégias didático-metodológicas ampliadoras da prática professoral difundindo mudanças significativas na ação educativa em sala de aula que favoreçam o surgimento de estratégias diferenciadas para uma aprendizagem colaborativa contextualizada na reflexão da ação. Espera-se ainda apresentar algumas reflexões e entendimentos sobre a divulgação de uma cultura científica e arrimada nos saberes, discursos e troca de experiências docentes postos em prática em sala de aula.
Sandra Harding, Donna Haraway e suas contribuições para uma leitura sobre conhecimento científico.
Ariana Fantoni SoberónDownload do Trabalho
Resumo:
Discussões sobre a construção de conhecimentos nas instituições acadêmicas são permeadas por inúmeros debates e conflitos. Dentro do campo de estudos de gênero, conhecimento científico e teorias feministas, essas discussões fundamentam-se em posições epistemológicas que, em sua maioria, dialogam com perspectivas que colocam os sujeitos situados dentro de um contexto social, cultural e histórico, rompendo com visões transcendentes de conhecimentos. Objetiva-se, neste texto, empreender uma discussão sobre a categoria gênero dentro dos debates científicos. Propõe-se realizar uma incursão sobre o modo como a categoria gênero insere-se nos debates sobre conhecimentos científicos e suas criticas aos modelos hegemônicos de conhecimentos ocidentais. Para tanto, o texto discorre sobre contribuições que os conceitos de ponto de vista (standpoint) de Sandra Harding e conhecimento situado de Donna Haraway, trouxeram para as discussões sobre conhecimento científico, indagando-se como essas ideias possibilitam enxergar alternativas à epistemologia moderna de vinculo cartesiano. Sustenta-se que epistemologias de cunho feministas carregam consigo premissas que apontam novas formas de compreender as práticas científicas, pontuando-se a necessidade de problematizar as relações de gênero dentro do campo científico e epistemológico, com o intuito de desconstruir a imagem de sujeito universal, atemporal, imparcial, objetivo, branco, heterossexual e masculino. Advoga-se que os conceitos de ponto de vista e conhecimento situado permitem uma leitura contra- hegemônica da ciência ocidental e suas premissas, colocando em cena diferentes modelos de pensamento.
Desenvolvimento de equipamento para o monitoramento da poluição atmosférica para utilização em escolas
André Augusto IsnardResumo:
O objetivo principal do trabalho consiste na montagem de um equipamento para a amostragem da qualidade do ar para ser utilizado em escolas. A montagem de um equipamento de baixo custo para a amostragem da poluição do ar faz parte de um projeto em educação ambiental que possibilita o desenvolvimento de diferentes capacidades e aprendizados por parte dos educandos. O programa de monitoramento contínuo da qualidade do ar no ambiente escolar envolve diretamente os alunos nas atividades de medição. Ao envolvê-lo diretamente em tais atividades e torná-lo agente principal do processo desperta-se no aluno o comprometimento e o senso de responsabilidade com a questão ambiental. A montagem do aparato exige alguns conceitos de Física e Matemática vistos pelos alunos em sala de aula e que podem ser aplicados sem dificuldades. Esta complementaridade entre a prática e a teoria é fundamental para a completude e o incentivo ao aprendizado e favorece à construção de um ambiente de ensino no qual o discente passa a enxergar a ciência, não mais como algo complexo e distante, mas como algo próximo e simples. A poluição do ar, além de causar danos à saúde humana, à fauna, à flora e aos materiais em geral, vem ainda sendo considerada pela maioria das nações como o principal agente de degradação ambiental em nosso planeta. Tais problemas devem ser preocupação de todos. Um local lógico para se aumentar a conscientização sobre tais problemas seriam as escolas. Através do envolvimento dos alunos em um programa de monitoramento contínuo da poluição do ar na escola desperta-se a preocupação com as questões ambientais de modo mais geral. Complementarmente, são propostas atividades em educação ambiental com a finalidade de contextualizar as atividades de montagem e o programa de medições na problemática da degradação do meio ambiente e a relação com a deterioração da qualidade de vida das pessoas.
C
Gestão do conhecimento na educação profissional e tecnológica: importância dos núcleos de inovação tecnológica
Cintia Almeida da Silva Santos (UFSCar)Download do Trabalho
Resumo:
O estudo objetivou analisar a importância dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT) para os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF) da região sudeste do Brasil. O Ministério da Educação, por intermédio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, objetiva que os IFs identifiquem e busquem alternativas para os problemas regionais e locais, na tentativa de solucioná-los cientifica, tecnológica e socialmente, contribuindo com os avanços científicos, tecnológicos e sociais do país.A metodologia utilizada foi qualitativa com caráter exploratório, foram utilizados os instrumentos: observação e questionário para analisar os nove IFs que compreendem a região sudeste. Iniciamos a coleta de dados através de observações nos nove portais dos IFs, foram enviados e-mails aos representantes das Pró-Reitorias de Pesquisa, com questionário compreendido por cinco questões dissertativas.
Como resultados apontamos que cada IF contempla em sua estrutura organizacional um NIT, vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa. Apresentamos os pontos fortes e fracos que consideramos relevante destacar:
Pontos fortes: a estruturação dos NITs na região sudeste está sendo progressivamente realizada; possuem representatividade nos organogramas, através de coordenadorias ou diretorias; a maioria possui websites; as atividades realizadas pelos NITs estimulam o desenvolvimento científico e tecnológico e promovem ações de cunho inovador (feiras, workshop, palestras, entre outros).
Pontos fracos: falta de padronização entre os portais, não há estrutura mínima de localização das informações básicas; quantitativo insuficiente de servidores para atuarem nos NITs; falta de utilização das redes sociais para disseminação de informações; falta de procedimentos metodológicos para registros dos processos informacionais.
Concluimos que tanto os NITs-IFs caminham com vistas a uma consolidação, mas, ainda se constituem organismos embrionários. A GC no âmbito organizacional, poderá ser grande aliada no processo de solidificação e de inovação destas organizações, pois devido a sua flexibilidade leva em consideração aspectos culturais das organizações.
Os NITs, que se apresentam como importantes vias regulamentadas para gerir as políticas de inovação dos IFs, mas não somente, podem atambém tuar como incentivadores e promotores da inovação do conhecimento científico e tecnológico.
O uso de temas no enfoque CTSA associado à Ludicidade: o conhecimento da natureza na Educação Infantil de ribeirinhos.
Cleide Maria Velasco Magno (Instituto de Educação Matemática e Científica/ UFPA)Download do Trabalho
Resumo:
Apresentamos os resultados de um estudo realizado em uma escola da região de ilhas da área metropolitana de Belém do Pará, que se intitula como Unidade Pedagógica. Trabalhamos com uma turma de dezoito estudantes da Educação infantil. Nosso objetivo foi responder o seguinte questionamento: como o brinquedo cantado pode auxiliar o ensino por temas no enfoque CTSA na Educação Infantil de ribeirinhos? Nesse sentido foi desenvolvida uma proposta de atividades temáticas lúdicas com 15h/a, conforme as Diretrizes Nacionais para Educação Infantil (DCNEI, 2010) e as orientações recebidas na Unidade Pedagógica. Foi usado como ponto de partida a música “A canoa virou” de onde surgiu o tema “transporte”, escolhido para a atividade, por meio do qual foi foram desenvolvidos os conteúdos sobre o conhecimento da natureza, dando-se ênfase a relação do ambiente com os elementos que o compõe. As percepções sobre o transporte fluvial, usado pelas crianças para ir i vir à escola, bem como as relações do mesmo com o ambiente ribeirinho foi apresentado por elas por meio de expressões corporais na execução do brinquedo cantado e, de interações dialógicas transcritas em rodas de conversas, além de representações pictográficas na culminância dos trabalhos. Concluímos que estudantes de educação infantil das comunidades ribeirinhas já possuem algumas percepções a respeito das relações no ambiente em que vivem, portanto é importante que se introduza temas que apresentem questões sócio científicas, de forma lúdica conforme a faixa etária e nível escolar. Desta forma, consideramos que o ensino por meio de temas no enfoque CTSA associado à ludicidade, utilizando a música, se configura em um recurso eficaz para que esses estudantes desenvolvam e expressem o conhecimento de sua realidade.
Intervenção na Vila Pantanal em Curitiba/PR: um estudo de caso sobre a construção desta proposta
Cleison Ribeiro Ayres (Universidade Tecnológica Federal do Paraná)Download do Trabalho
Resumo:
O trabalho resulta de um estudo de caso sobre o processo de intervenção habitacional realizada pela Companhia de Habitação Popular de Curitiba – COHAB/Curitiba, na comunidade da Vila Pantanal, no município sede da referida Companhia. Pela pesquisa foi possível analisar a proposta de intervenção habitacional e urbana que considerou aspectos sociais, econômicos, geográficos e históricos no processo de consolidação desta área até a formulação da proposta. O estudo considerou também aspectos da Política Nacional de Habitação que dá início a esta discussão de modo a facilitar a interlocução com os Programas que foram vinculados ao longo do processo na intervenção habitacional, bem como são sinalizados como importantes o acréscimo de outras fontes de recursos financeiros tanto para realização de obras, quanto para a realização de um Projeto de Trabalho Social (PTS), dentro desta comunidade.
Artes Corporais: uma proposta multidisciplinar em arte , educação e saúde
Carlos Paranaguá SantosDownload do Trabalho
Resumo:
Co-autores:
Manuela Barreto de Araújo
Maria de Fátima Hanaque Campos
Principais argumentos: Na contemporaneidade as artes corporais assumem um papel de grande potencial humano, em poder assumir seus gostos, crenças e significados no corpo através da realização de tatuagens, que ao longo de seu processo histórico, fez-se presente em diversas tribos indígenas, de negros, de asiáticos, enfim , de povos de diversas etnias. Durante séculos essa arte busca seu lugar no cenário social, político, econômico e religioso
Nessas diversas culturas, temos a hindu também utiliza a pintura corporal, nos casamentos, em que as noivas são pintadas artes na pele para desejar sorte, para demostrar novo momento social e familiar, bem como para exibir a condição da mulher casada,o qual era representado através de um sinal vermelho, no rosto mais especificamente no centro das sobrancelhas.
Crescimento e desenvolvimento é o que esta área está vivendo, que em poucas décadas, apuraram o processo até um ponto que as imagens podiam ser transferidas para a pele com grande precisão em diferentes estilos. Visando socializar esses trabalhos artísticos de boa qualidade que se propõem desenvolve-se estas intervenções, de cunho social e científico buscando novos campos dos saberes e praticas profissionais da arte corporal com o intuito do fortalecimento desse campo artístico.
Metodologia: O presente trabalho tem por objetivo refletir, segundo conceitos teóricos e técnicos, sobre a importância das relações das áreas de artes, saúde e educação para a formação de tatuadores profissionais, por meio de processos didáticos e pedagógicos como instrumento facilitador de aprendizagem nesta área de atuação interpretando no coletivo quais são os significados para as pessoas que procuram esses profissionais, com um olhar nas influências sócio-culturais e comportamentais. Como ilustração, trazemos ao leitor o pôster de uma experiência formativa, realizada no primeiro semestre de 2015, intitulada: Encontros de Estudos Arte D´vida: uma proposta multidisciplinar em arte, educação e saúde. Contribuição para a literatura dos estudos de ciências-tecnologias-sociedades: Difundir pelos diversos meios sociais, acadêmicos e científicos discussões e produções norteadoras das práticas, conhecimentos e saberes visando o aprimoramento e reconhecimento desta arte.
Contribuição da exposição itinerante ciência, raça e literatura na construção de visão crítica das relações CTS em uma comunidade escolar
Claudia de Alancar Serra e Sepulveda, Juanma Sánchez Arteaga, Keslane Silva dos Santos Almeida, Marco Antonio Leandro Barzano, Thiago Leandro da Silva DiasDownload do Trabalho
Resumo:
A exposição intitulada Ciência, Raça e Literatura tem sido realizada de modo itinerante em museus e escolas desde 2013. Elegendo o desenvolvimento histórico do conceito de raça como tema central, a exposição aborda o racismo científico como exemplo emblemático de envolvimento das biociências e suas tecnologias em processos de alterização. Este trabalho apresenta resultados preliminares de uma investigação sobre o potencial que esta intervenção apresenta na promoção de uma educação CTS. Foram aplicados questionários ao público de estudantes antes e após a visita à exposição, realizada em uma escola de Feira de Santana (BA), e realizadas entrevistas semi-estruturadas com professoras (es). Neste trabalho enfocamos os dados referentes à interpretação de quatro professoras (es) sobre a visão de ciência transmitida pela exposição, e de uma turma de 23 estudantes do ensino médio sobre a relação entre racismo e ciência. Para as professoras, a exposição colabora com o questionamento sobre a veracidade absoluta dos fatos científicos, sobre a neutralidade dos cientistas e alerta para a interferência do contexto social na produção do conhecimento científico, gerando possibilidades de "discutir a que serve a ciência, em que contexto ela é produzida e o que de fato ela produz". Após a visitação, a frequência de estudantes que concordavam com a afirmação de que o racismo é um fenômeno social, não possuindo relação com a produção científica ou com a postura neutra e responsável dos cientistas diminuiu, e houve um aumento na frequência daqueles que concordavam com a afirmação de que a ciência pode contribuir com o racismo, pois sua prática é influenciada por fatores históricos e sociais. Os resultados indicam que, a despeito de algumas limitações, a exposição tem potencial em promover uma visão crítica das relações CTS, não só em espaços de educação não-formal, mas, em especial, quando articulada com a educação formal. Nesse segundo caso, é fundamental uma interação prévia mais prolongada com a comunidade escolar, especialmente com professoras (es), para planejar diálogo e inserção dos temas da exposição no currículo e na prática docente, como sugerido pelas professoras entrevistadas.
Grupo de acolhimento multidisciplinar em um serviço de Reprodução Humana Assistida: buscando o empoderamento dos casais através da informação crítica.
Claudia Waymberg GoldmanResumo:
INTRODUÇÃO: No Brasil, estima-se que mais de 278 mil casais tenham dificuldade para gerar um filho, sendo um importante problema de saúde pública (BRASIL, 2005). O Instituto de Ginecologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IGUFRJ) é uma instituição de referência em reprodução humana assistida na rede pública de saúde do estado.
JUSTIFICATIVA: No cotidiano do atendimento observou-se que muitos casais atendidos no serviço de reprodução assistida do IGUFRJ apresentavam conhecimento restrito sobre saúde sexual e reprodutiva, bem como sobre as metodologias existentes e disponíveis para investigação e tratamento da infertilidade. Evidenciou-se a necessidade da construção de espaços de escuta, esclarecimento e discussão de forma interdisciplinar, integrada e humanizada, visando ampliar a compreensão dos casais sobre as referidas questões e sua participação ativa na condução de seus problemas reprodutivos.
OBJETIVO: Desenvolver metodologia que permita ampliar a compreensão dos casais sobre: processo fisiológico de reprodução; conceitos de infertilidade; técnicas de reprodução assistida; recursos tecnológicos oferecidos pela unidade e outros disponíveis na rede pública de saúde.
METODOLOGIA: Inicialmente procurou-se identificar e sistematizar as temáticas mais frequentemente associadas a incompreensão, dúvidas e questionamentos dos casais atendidos. Procedeu-se, então, revisão de literatura buscando técnicas e metodologias de educação em saúde que possibilitassem uma abordagem significativa e iterativa desses conteúdos.
RESULTADOS: Foi constituído um grupo de acolhimento multidisciplinar, composto por profissionais de enfermagem, serviço social, psicologia, nutrição e medicina, responsável pela coordenação de atividade educativa, com periodicidade mensal, direcionada aos casais que ingressavam no serviço. Essa atividade divide-se em dois momentos: 1-exposição sobre fisiologia reprodutiva, infertilidade, procedimentos médicos de investigação e tratamento, técnicas existentes e disponíveis na unidade e no sistema publico do estado do Rio de Janeiro; aspectos legais associados ao acesso aos tratamentos; 2-grupo de discussão de dúvidas, questionamentos e troca de experiências. Para dar suporte a esse trabalho foi construído material instrucional contendo as informações acima elencadas sob a forma de diapositivos, álbum seriado e cartilha educativa.
D
A prática docente e os avanços tecnologicos no contexto educacional
Desire Luciane Dominschek (Unicamp)Download do Trabalho
Resumo:
Este trabalho busca destacar as influências dos avanços tecnológicos dentro do contexto educacional, em especial, a EAD, onde traz consigo uma discussão acerca da inclusão de novas tecnologias no ambiente pedagógico e de que forma podem contribuir com processo educacional para que haja uma integração com a prática docente. Trazendo assim, um aspecto de inovação e uma crescente interação entre os indivíduos participantes. Assim como em sua prática deve vir contextualizada de acordo com a necessidade do aluno e não conduzir a um ensino retórico. Vem salientar também formação continuada como ferramenta para enfrentar o bombardeio de informações trazidas pelos alunos, além de situações de como direcioná-las e transformá-las em conhecimento. Vem trazendo a necessidade de uma readequação do currículo escolar mais flexivo e dinamizado preconizando o desenvolvimento coletivo e individual dos indivíduos envolvidos no processo. Enfatiza ainda, os desafios e as complexidades enfrentadas pelos professores na era digital
O impacto na formação profissional dos egressos da turma 2013 no curso de Especialização em Gestão Pública do PNAP-UFSCar: o caso do Polo de Apiaí (SP)
Daniela Salgado Gonçalves da Silva, Vanessa da Silva Mariotto OnodyDownload do Trabalho
Resumo:
Em uma parceria da Universidade Federal de São Carlos com o Programa Nacional de Administração Pública e a Universidade Aberta do Brasil, implementou-se como estratégia de formação profissional, o Curso de Especialização em Gestão Pública na modalidade de Educação a Distância. O estudo de caso descritivo com abordagem quantitativa, mostra-se relevante por buscar conhecer o grau de satisfação dos estudantes do polo de apoio presencial de Apiaí (SP) e a consequente contribuição do curso para a melhoria dos serviços públicos do país. O tema dessa pesquisa relaciona-se diretamente com a área de Ciência, Tecnologia e Sociedade e com a linha de pesquisa Gestão Tecnológica e Sociedade Sustentável, pois a Educação a Distância representa uma modalidade tecnológica em crescimento no país, cujo objetivo é, por meio da inclusão digital, qualificar os alunos de pós-graduação. A questão de pesquisa que norteou o desenvolvimento deste trabalho foi:"De que maneira ao curso de especialização em Gestão Pública do PNAP-UFSCar impactou a formação profissional dos estudantes egressos da turma 2013?". Trabalhamos com dados primários, cujo objetivo foi o de coletar informações dos estudantes ativos do curso (os cadastrados no Moodle na ocasião da pesquisa),a fim de que pudéssemos obter parâmetros de resultados ligados à aprendizagem, dinâmica do curso, aspectos tecnológicos, desempenho da docência, qualidade do material didático, apoio no polo, mediação de tutores presenciais e virtuais, intervenção das Coordenações de Curso e de Tutoria, dos orientadores de trabalhos de conclusão de curso e da secretaria. Como método, elaboramos um questionário enviado via link em 2 momentos distintos, composto por 5 eixos: perfil do estudante; contribuição do curso com sua formação; infraestrutura de apoio ao aluno; elementos didático-pedagógicos; auto-avaliação; e avaliação geral do curso. Foram feitas afirmações onde deveriam apontar seu grau de concordância ou discordância. Para expressar essa percepção, foi utilizada a escala Likert com 5 níveis. O cenário da pesquisa se deu em espaço virtual, entre o 2º semestre de 2014 e o 1º semestre de 2015. Como resultados pôde-se afirmar que os alunos, de modo geral, estão muito satisfeitos com o curso. Esta pesquisa contribuirá para aprimorar a metodologia de ensino, atendimento às necessidades dos estudantes, bem como o cumprimento da missão do PNAP.
Tangran e Origami: Possibilidades do trabalho com a geometria nas séries iniciais do ensino fundamental
Daniela de Lima Carvalho PereiraResumo:
O presente relato apresenta uma experiência desenvolvida com crianças de 7 e 8 anos, cursando o 3º ano do Ensino Fundamental I, a partir da vivência de uma sequência didática abordadno o eixo de conteúdos Espaço e Forma com o uso do Tangram e do Origami. O objetivo do trabalho foi contribuir para uma melhor compreensão dos conceitos geométricos de forma lúdica, refletindo sobre características geométricas de figuras planas e solucionando problemas envolvendo as relações espaciais entre objetos. A população foi um grupo de 3º ano do Ensino Fundamental com 27 crianças, em uma instituição particular de ensino em Feira de Santana, no interior da Bahia. Os resultados da experiência apontam que a utilização tanto do origami quanto do tangram, proporcionam a reflexão sobre as semelhanças e diferenças das formas geométricas e das relações espaciais, além de estabelecer conexões entre a matemática e outras áreas do conhecimento.
Iniciação científica e tecnológica na educação superior a distância
Daniela Salgado Gonçalves da SilvaDownload do Trabalho
Resumo:
Diante da baixa procura por iniciação científica e tecnológica (ICT) pelos alunos da Educação a Distância (EaD) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), registrados na secretaria de Iniciação Científica e Tecnológica desta Universidade, estabelecemos um diagnóstico junto à população envolvida com esta modalidade de educação, sobre os motivos que levam a esta pouca produção de pesquisas de ICT, com o objetivo central de sinalizar procedimentos, produtos e serviços que possam minimizar esta lacuna e promover maior produtividade científica junto aos graduandos da EaD. Para tanto, foi feita uma coleta de dados a partir de um grupo focal virtual, desenvolvido durante o Simpósio Internacional de Educação a Distância (SIED) e do Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância (EnPED) promovendo uma reflexão quanto ao envolvimento dos alunos da EaD nas atividade de ICT de suas instituições. Posteriormente fora aplicado um questionário junto aos alunos de Licenciatura em Pedagogia da EaD-UFSCar tanto para complementar as informações anteriormente identificadas nos registros de produção de ICT na Universidade, quanto para validar as informações coletadas no grupo focal virtual que contou com a participação de diferentes cursos e regiões geográficas do Brasil. A escolha do curso de licenciatura em pedagogia da EaD como grupo controle, fonte de dados e de validação, se deve ao fato, tanto de ser um curso de licenciatura voltado à formação de professores, principal meta da EaD no país, como por se tratar do curso com maior número de matriculados no Brasil. Como resultado, identificamos desconhecimento dos alunos relativos a adesão à ICT, bem como desinteresse em pesquisa de ICT por falta de tempo, de incentivo e de professores disponíveis para orientá-los. Profissionais da área de EaD, no grupo focal virtual, confirmam a baixa participação dos estudantes dessa modalidade de ensino pelo Brasil, confirmando as hipóteses desta pesquisa.
E
Uma proposta de Curso em CTS: Um Meta-laboratório – Contralaboratório de Estudos de Ciência, Tecnologia e Sociedade.
Eduardo Nazareth Paiva (UFRJ)Download do Trabalho
Resumo:
Ministrar cursos universitários de pós-graduação no Brasil envolvendo as abordagens dos Estudos de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) introduz desafios ontológicos em suas relações ensino-aprendizagem-pertinência. De um lado não é trivial, nos termos apresentados por Donna Haraway, situar esses conhecimentos em um país tão diverso como o Brasil. Em geral os artigos de referência adotados são, em sua grande maioria, oriundos de países da Europa e da América do Norte. Por outro lado quando estamos adotamos as abordagens sociotécnicas, nos termos do pedagogo brasileiro Paulo Freire, enfrentamos o desafio de não se limitar em estudar "a respeito de", mas sim "com" o mundo sociotécnico em que vivemos. Isso também não é trivial, na medida que essa busca por situar o conhecimento não é uma tradição do ensino universitário brasileiro, caracterizado pela universalização, pela erudição e pela utilização de tecnologias cada vez mais modernas. E estas, em sua grande maioria, são importadas. Este trabalho é um proposta de ementa de curso concebido para tentar enfrentar esses desafios, perpassando temas indissociáveis tais como teoria-prática, dentro-fora, etc. Ele também pretende dar conta de tratar algumas possíveis invisibilidades existentes nesse processo de produção pedagógica desses conhecimentos. O curso foi pensado como uma espécie de laboratório, um meta-laboratório ou ainda um contra-laboratório. Basicamente a proposta é de um lado seguir os artigos mais adotados por cursos dessa natureza no mundo, mas, de outro lado incentivar nos alunos a busca pela análise de casos locais, de situações pertinentes ao mundo experimentado por eles em seus cotidianos e em suas historicidades.
Aspectos de Divulgação Científica em Canções do Rock Contemporâneo e suas Possibilidades de Uso na Educação Não-Formal
Emerson Ferreira Gomes (Universidade de São Paulo), Thais Jardim Oliveira (Universidade de Sorocaba)Download do Trabalho
Resumo:
Diversas pesquisas refletem sobre o uso de produtos da cultura pop na educação e divulgação em ciências. Esta pesquisa consiste na análise e na elaboração de propostas de divulgação científica a partir da análise de canções do conjunto de rock inglês Muse. Como referencial de análise, utilizaremos os estudos de discurso propostos por Dominique Maingueneau (2004) e para a elaboração das propostas partiremos da teoria sociocultural de Georges Snyders (1988). Para Maingueneau, a enunciação ocorre em três instâncias: cena englobante, relacionada à instância de produção e ao tipo de discurso; cena genérica, relacionada ao gênero de discurso e a cenografia, relacionada à caracterização da enuciação. Já Snyders considera que um produto cultural permite estabelecer conexões entre a cultura primeira do estudante, relacionada aos produtos do cotidiano e da cultura de massa dos jovens, com a cultura elaborada, relacionada ao conhecimento formal trazido pelas diferentes áreas do conhecimento. No caso do conjunto Muse, há um grande interesse da banda por ciência, suas músicas a exaltam reunindo fatos e fenômenos científicos, especialmente da Astronomia. A cena englobante dessas canções está relacionada num contexto pós Guerra-Fria, em que o homem explora o espaço através de diversos telescópios e a consolidação das pesquisas na Estação Espacial Internacional. Quanto à cena genérica, observa-se que o conjunto busca a incorporação e sonoridades eletrônicas e elementos de rock progressivo para reiterar esse discurso sobre a ciência. Já a cenografia das canções apontam uma relação das hipóteses científicas com as questões sociais, ambientais e tecnológicas, através de distopias (“The 2nd Law: Unsustainable”), ironia (“Supermassive Black Hole”) e exaltação (“Starlight”) da exploração espacial. Temos verificado que essas canções permitem o seu no processo informal de educação, e divulgação da ciência, que estabelecem pontes entre a cultura primeira e a cultura elaborada, permitindo assim reflexões acerca da relação entre ciência, sociedade, ambiente e tecnologia.
F
A mulher com vaginismo: uma questão de saúde e de gênero
Fernanda Jordão Kuester (Universidade Presbiteriana Mackenzie - UPM)Download do Trabalho
Resumo:
Segundo a literatura especializada, vaginismo é uma disfunção sexual causada por emoções e cognições negativas na qual o medo e a ansiedade têm papel central. No domínio da patologia, ela é descrita como uma contração dos músculos pélvicos reforçada ciclicamente nas tentativas de penetração: o medo causa a contração, a contração causa dor e a dor causa mais medo. É uma disfunção psicossocial. No DSM-5 está inclusa no transtorno da dor gênito-pélvica/penetração.
Objetivos: A pesquisa buscou compreender a auto representação da mulher com vaginismo, entendendo o vaginismo como uma questão cultural fortemente ligada as relações de gênero.
Metodologia: Foi realizada uma pesquisa bibliográfica nas seguintes bases de dados online: Scielo, Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Lilacs e Portal de Periódicos da Capes, no período de agosto de 2014 à janeiro de 2015. Os descritores usados foram: vaginismo, psicologia, saúde coletiva, saúde da mulher e gênero. Além disso, foi feita também a busca por estudos citados nos artigos lidos que pudessem contribuir para a compreensão do tema. O referencial teórico de análise foram as teorias de gênero.
Resultados: Além da presença de crenças negativas sobre sexualidade, no vaginismo, há o medo de perder o controle sobre o próprio corpo durante a relação sexual, o que pode estar relacionado a uma histórica representação social do ato sexual como conquista e apropriação do homem pela mulher. Nos estudos, a mulher percebe sua vagina como muito pequena, se sente anormal e “menos mulher”, frágil, teme ser abandonada pelo parceiro, pode desenvolver depressão e pensar em suicídio.
Conclusões: O vaginismo não pode ser visto apenas como uma disfunção fisiológica, separado da cultura. Essa visão pode contribuir para os processos de medicalização da saúde, onde o enfoque biológico deixa de lado as razões culturais do adoecimento. Alguns artigos sobre tratamento apresentam soluções práticas focadas majoritariamente no aspecto orgânico, visando a penetração e pouco se fala sobre significados. Os artigos que destacam as questões subjetivas e objetivas (sociais e culturais) desta disfunção ainda representa minoria significativa, fato que empobrece a discussão, deixando as mulheres ainda expostas a tratamentos orgânicos com pouca efetividade na qualidade de vida emocional.
Ensino lúdico da construção e programação de um robô de sucata.
Fabiola Xavier Luz, Ana Carolina Trino de CarvalhoResumo:
Fazemos parte do projeto LYRA (Laboratório de Investigação em Robótica e Astronáutica), formado por alunos da USP e UNIFESP. O intuito do LYRA é despertar e motivar o interesse dos alunos pela ciência, demostrando a relação da robótica com a lógica e astronomia através de aulas e oficinas que utilizam como metodologia a interação social entre o ensino formal e não formal por meio de diferentes recursos didáticos, tais como, brinquedos e jogos.
Atualmente trabalhamos em conjunto com a Escola Municipal Arquiteto Luís Saia, dando aula para alunos de 12 à 14 anos. São seis aulas para cada turma de alunos, com duração de um hora e meia cada.
Nossas terceiras e quartas aulas para as turmas tem como tema "Construindo e programando".
A primeira aula desse tema foca na parte da construção de um robô em formato de carro. Robô que os próprios alunos montaram com auxilio dos bolsistas do grupo LYRA. O robô é inteiramente de sucata. Os materiais utilizados para construção são: papel paraná, papel sulfite, canudo, palito de churrasco, palito de sorvete, tampa de garrafa PET entre outros.
A segunda aula desse tema foca na parte de programação. Utilizamos um robô no formato de carro exatamente do mesmo molde daquele construído na aula anterior que é controlado por arduino. Damos a tarefa aos alunos deles conseguirem movimentar o robô por um trajeto, informando o que tem de ser feito com os motores naquele carro para que o robô realize o trajeto desejado. Ensino de algoritmo de forma lúdica.
Tanto após a construção como programação são feitas competições. Nas aulas já dadas, observamos que os alunos se empolgam e se esforçam para construir e escolher um algoritmo melhor para ganhar. Alunos nos falaram que querem construir em casa, pediram nossa ajuda em como construir. Um aluno no final da aula fez perguntas de como funcionava o arduino, prestando atenção e informando que quer estudar nessa área.
Pode ser observado nas nossas aulas que alunos de escola pública que antes tinham uma visão que robótica era muito sofisticada vêem que com sucata e com um motor qualquer você tem o suficiente para construir um robô. Também entendem que programação é um processo de lógica, e não uma mágica, e que, com um pouco de raciocínio, eles mesmos podem desenvolver algoritmos. Nossas aulas conseguiram mostrar a eles que aptidão para mexer com ciência eles têm.
A Representatividade de Mulheres Cientistas na História da Ciência Retratada nos Livros Didáticos de Química Indicados pelo PNLD-2012
Fernando Luiz Conceição Alves (Instituto Federal de Brasilia), André Gondim do Rego (Instituto Federal de Brasília)Download do Trabalho
Resumo:
André G. do Rego (Orientador)
A participação feminina na geração do conhecimento vem aumentando, no entanto permanece um desequilíbrio, sendo a ciência tida ainda como uma área majoritariamente masculina. O presente trabalho analisa a representatividade das mulheres nos livros didáticos da área de química indicados pelo PNLD-2012. Tendo em vista que o livro didático tem um enorme alcance, entender o tratamento que é dado às mulheres nestes livros através de imagens e descrições históricas, é de fundamental importância uma vez que a ausência de determinados elementos não contribuem para uma visão da ciência construída mutuamente por homens e mulheres. A análise dedicou-se a contabilizar as imagens e analisar os quadros resumos de imagens de cientistas mulheres específicas, a fim de verificar o tratamento histórico dado à contribuição destas mulheres para a ciência. Os resultados obtidos revelam que os livros didáticos em sua grande maioria não contribuem para a desmistificação da ciência como uma área predominantemente masculina pois quanto à análise das imagens associadas a descrições históricas, os resultados indicam um enorme desequilíbrio entre homens e mulheres cientistas: no conjunto das coleções, cerca de 95% destas imagens envolvem apenas homens. As descrições históricas associadas a estas imagens, por sua vez, sofrem, em geral, de uma abordagem superficial e simplista da atividade científica, tal como constatado por Vidal e Porto (2012) sobre os livros de química do PNLEM-2007. São poucos os casos em que há presença de mulheres, mas nem por isso existe uma exploração de forma mais privilegiada a situação destas mulheres, de modo a oferecer não só uma compreensão correta do processo histórico-científico, como também uma sensibilidade mais apurada para as desigualdades de gênero que perpassaram tal processo.
G
Como a ciência e o cientista são retratados em curtas de animação?
Gabriela Reznik (UFRJ)Download do Trabalho
Resumo:
Loucos e obcecados, querem controlar o mundo. Nerds e solitários, enfurnam-se nos laboratórios para salvar a humanidade. Gênios e egocentrados, são seres sem vida social. Quem são os cientistas? Estudos sobre a percepção pública da ciência e dos cientistas têm destacado uma imagem estereotipada do cientista como personagem masculino, de origem caucasiana, vinculado às ciências naturais e ao ambiente de laboratório. São estereótipos que têm se perpetuado e se reforçado ao longo de décadas. Estão presentes no universo da ficção, nas representações midiáticas e que se refletem na percepção pública da ciência. Neste trabalho, apresentamos reflexões preliminares de uma pesquisa que busca analisar como a ciência e os cientistas são retratados em curtas de animação, tendo, como objeto de estudo, filmes veiculados nas edições do Festival Anima Mundi – Festival Internacional de Animação do Brasil. Dedicado à linguagem da animação nos mais diversos formatos desde 1993, o Festival Anima Mundi tem projeção internacional, é considerado o segundo maior festival de animação das Américas e o mais importante da América Latina. Nossa hipótese é que o conteúdo veiculado nos filmes selecionados possivelmente reforçará a presença deste estereótipo. Pretendemos ainda analisar os elementos de seleção dos filmes para o festival e as concepções dos produtores sobre as relações entre arte e ciência e divulgação científica, uma vez que o festival não tem interesse explícito em divulgar temas de ciência. Identificamos, ao longo das sete primeiras edições do festival, cerca de 300 filmes que abordam temas de ciência de forma transversal ou como protagonista da obra fílmica, com destaque para as áreas de conhecimento das ciências biológicas, física, química e psicologia, assim como para uma abordagem crítica da relação do homem com a natureza. Esperamos contribuir para uma maior compreensão da imagem da ciência e dos cientistas veiculadas em produções audiovisuais, assim como fomentar o diálogo que se estabelece entre os campos da ciência e da arte.
Popularização da ciência: a utilização de smartphones no acesso à informação científica por jovens são-carlenses de classe média
Gabriele Maris Pereira Fenerick, Márcia Regina da Silva (USP)Download do Trabalho
Resumo:
Adaptando-se constantemente a novos cenários, a sociedade se desenvolve com grande influência da tecnologia. Os smartphones, tecnologia de comunicação presente nas várias camadas sociais, podem contribuir para a democratização do acesso à informação científica. Tendo como pressuposto as dimensões sociais as quais este fato se estende, entende-se que seja necessário realizar estudos que estabeleçam associação entre as perspectivas teóricas e práticas que envolvem tais questões. Sendo assim, o objetivo desta pesquisa é investigar se os smartphones contribuem efetivamente para o acesso à informação científica, vinculada a meios jornalísticos. Para tal, serão investigados jovens da classe média da cidade de São Carlos. As justificativas para a realização dessa pesquisa apóiam-se na necessidade de compreensão sobre como os jovens da classe média contemplam atualmente aspectos relacionados à ciência, no que se refere ao acesso à informação científica vinculada a meios jornalísticos. A metodologia proposta baseia-se em duas vertentes: 1) estudo teórico por meio de revisão de literatura compreendendo as temáticas: apropriação do conhecimento científico pelo público leigo e; utilização de smartphones por jovens de classe média para acesso à informação científica; 2) estudo empírico - desenvolvido com base em conhecimento experimental de jovens usuários de smartphones da classe média de São Carlos. O instrumento de coleta de dados adotado nesta pesquisa serão os questionários, aplicados a um grupo de jovens entre 17 e 24 anos, estudantes do terceiro ano do ensino médio da escola Álvaro Guião, pertencentes à classe média da cidade de São Carlos. Almeja-se que os resultados da pesquisa proposta propiciem condições para o adensamento de uma produção científica mais sólida em torno das temáticas que orbitam o acesso e a apropriação do conhecimento científico pelo público leigo.
Proposta de roteiro temático para videoaulas de treinamentos em pesquisa em bases de dados para o formato EaD
Graziella Yuri Matsuno (UFSCar)Download do Trabalho
Resumo:
Consiste na proposição de um roteiro temático referencial para guiar o bibliotecário do serviço de referência virtual na elaboração e filmagem de videoaulas que simulem os treinamentos presenciais em pesquisa em bases de dados e periódicos científicos online, em especial aquelas integrantes da assinatura do Portal de Periódicos da CAPES. Os treinamentos em pesquisa em bases de dados e periódicos científicos online são cursos de educação e capacitação de usuários em pesquisa científica e bibliográfica que atendem às necessidades de pesquisa exaustiva e aprofundada dos pesquisadores, cientistas, docentes e alunos das mais diversas áreas do conhecimento humano, atendidos pelas bibliotecas universitárias.
Museus e Centros de Ciências, alfabetização científica e participação pública: reflexões para a busca de um ensino de ciências contextualizado e interdisciplinar
Guilherme do Amaral Carneiro (Unesp Bauru), Osmar CavassanDownload do Trabalho
Resumo:
Atividades em museus e centros de ciências são consideradas importantes e estratégicas para a construção de sociedades democráticas e com participação pública na tomada de decisões sobre temas científicos atuais. Os temas científicos estão cada vez mais presentes na vida cotidiana, os avanços e impactos sociais, econômicos e ambientais de novas tecnologias trouxeram novos desafios e problemas. Possibilitar que o cidadão possa participar das decisões democráticas sobre ciência e tecnologia pode auxiliar na construção de uma sociedade mais democrática. Esta proposta apresenta uma reflexão sobre atividades em espaços não escolares, em especial Museus e Centros de Ciências, e suas contribuições para o ensino formal e para a alfabetização científica. Também tem como objetivo apresentar um referencial teórico para concepção de projetos pedagógicos de Museus e Centros de Ciências baseados nas Ilhas de Racionalidade Interdisciplinares de Gerard Fourez.
H
Laboratório Interdisciplinar de Robótica e Astronáutica: uma abordagem sócio-histórica
Hadassa Harumi Castelo Onisaki (Univ. Federal de São Paulo), Paulo Borges Viríssimo dos Santos (Escola de Artes, Ciências e Humanidades - EACH-USP)Download do Trabalho
Resumo:
O grande fluxo de informações e as inovações decorrentes da tecnologia influenciam vários setores da sociedade. Na educação básica é possível observar o quanto jovens e crianças estão fazendo uso de meios tecnológicos para se comunicar, aprender e se divertir. Diante desse contexto acreditamos que é possível propor uma nova metodologia de ensino para um aprendizado mais efetivo na sala de aula, mostrando para o aluno que tecnologia não é apenas manusear com facilidade um smartphone ou se comunicar através de redes sociais, mas acima de tudo é entender os processos envolvidos na construção e no desenvolvimento do que está sendo utilizado, mostrando para o aluno a outra face da tecnologia que ele não conhece. Uma face que pode ser entendida como a cultura mais elaborada proposta por Snyders (1989). No decorrer de 2015 elaboramos e realizamos atividades lúdicas em contraturno escolar para adolescentes do ciclo autoral, utilizando como base a teoria sócio histórica de Vigotski (2001), com o intuito de privilegiar as interações sociais para um ensino-aprendizado mais eficaz. O projeto L.Y.R.A. abordou os temas de robótica, lógica e astronáutica como ferramentas ao ensino de ciências, as aulas tiveram duração de 50 minutos e aconteceram semanalmente em contraturno escolar na EMEF Arquiteto Luís Saia (escola parceira do projeto), localizada na Zona leste de São Paulo. As aulas contemplaram debates, utilização de vídeos com notícias recentes sobre tecnologia e exploração espacial, oficinas de brinquedos robóticos com materiais de baixo custo e com kits pré-fabricados e momento de programação com a utilização de conceitos de lógica. Observamos que os alunos se identificaram com os temas expostos sobre tecnologia e relataram impressões e experiências pessoais, participando ativamente de todas as aulas, demonstraram que estavam incentivados e empolgados. Os resultados preliminares mostram que é possível criar aulas com conceitos científicos envolvendo o uso de tecnologia acessível aos estudantes da educação básica, proporcionando mais do que uma brincadeira, uma forma de aprender com prazer.
SNYDERS, G. A alegria na escola. São Paulo: Editora Manole Ltda, 1988.
VIGOTSKI, L. S. A Construção do Pensamento e da Linguagem. São Paulo: Martins Fontes. 2001.
Equipe Jaguar
Helton Rodrigo de Souza SerenoResumo:
A Equipe Jaguar visa envolver os alunos dos cursos técnicos do campus Volta Redonda em uma atividade que permite vivenciar problemas práticos, buscar soluções, aplicar o conhecimento adquirido e a tecnologia disponível permitindo um grande desenvolvimento do raciocínio lógico, trabalho em equipe e em condições de tempo escasso habilidades essas necessárias para atuação profissional. Como ação para melhor formação dos alunos, os professores Helton Sereno e Monique Pacheco desenvolveram o projeto do grupo de robótica no campus tendo seu embrião no 2º semestre de 2009 com projetos de Iniciação Científica ligados a área. Formalmente o grupo de robótica aplicada do campus Volta Redonda foi criado em maio de 2012 com objetivo de preparar alunos para eventos do ramo. O grupo possui características multidisciplinares e multicategoria. A equipe, dividida em subgrupos de acordo com as categorias de robôs, realiza as atividades de desenvolvimento e montagem e testes dos robôs de acordo com o cronograma estabelecido pelo professor coordenador. Visando atender os requisitos e regras de cada evento são criados, montados e programados robôs a partir de kits didáticos comerciais existentes ou robôs totalmente desenvolvidos pela equipe a partir de materiais diversos como alumínio e madeira. Ao longo do ano de 2014 a equipe conquistou uma série de títulos representativos, entre eles o campeonato mundial de robótica (RoboCup) na categoria Dança de Robôs para alunos do ensino médio além de conquistar o título Latino Americano na categoria Logística Industrial onde competiu somente com universidades como UniFei e UniABC. A Equipe também participou de exposições e eventos diversos, dentro e fora do IFRJ, divulgando a cultura robótica obtendo visibilidade nacional. Ampliando suas atividades de divulgação científica, auxiliou e fomentou a criação de uma equipe de robótica em uma escola municipal de Volta Redonda culminando na participação desta escola no campeonato nacional conquistando o sétimo lugar entre as escolas de ensino fundamental. Resultado dessas ações apresenta-se pelo aumento do interesse dos alunos de diversos níveis, fundamental, médio e profissionalizante-técnico, nas instituições em que são desenvolvidos os trabalhos, além de premiações expressivas nas competições robóticas em que a Equipe Jaguar participa.
I
A contribuição do setor privado no desenvolvimento do turismo local.
Ingridt Millenna Vieira Dantas MirandaResumo:
O objetivo deste trabalho é analisar em que medida os investimentos privados vem contribuindo para a (re)estruturação da dinâmica socioeconômica e quais os desdobramentos deste processo no desenvolvimento do turismo no município de Areia, localizado na Mesorregião Agreste Paraibano e na Microrregião Brejo Paraibano. Os estudos a cerca do turismo são cada vez mais constantes e este tem se tornado uma importante ferramenta de fomento ao desenvolvimento local. Na Paraíba essa ferramenta tem sido utilizada de forma descentralizada, não apenas no turismo de "sol e mar", a partir da existência de políticas de incentivo e da criação de atrativos para regiões como a de Areia, que utiliza seu patrimônio histórico e cultural para proporcionar uma experiência diferenciada aos turistas que representam uma mudança de paradigma e buscam alternativas ao turismo de massa. Para isso a intervenção do Estado através de políticas públicas e da articulação com os setores privados e a participação da comunidade local em geral é fundamental para alcançar objetivo desta ferramenta. Neste sentido é determinante verificar a intervenção do setor privado e identificar as mudanças ocorridas por meio destas intervenções. Os procedimentos metodológicos que serão adotados terão dois níveis de abordagem: (1) análise das políticas públicas e dos investimentos estatais direcionados para a região de Areia; (2) O mapeamento da participação do setor privado através de base dados oficiais: do Programa de Aceleração do Crescimento; do Ministério do Turismo e da Secretaria Estadual do Turismo; e das Pesquisas de Serviços de Hospedagem, Anual de Serviços e Anual de Comércio, disponíveis no Sistema IBGE de Recuperação Automática, das bases da Receita Federal através das estatísticas do Sinac, além do núcleo de inteligência Territorial, dentre outros bancos de dados disponíveis.
J
Mundialização versus Globalização: a economia baseada no conhecimento como condutor da inovação no Brasil
Juliane Marise Barbosa Teixeira (UTFPR), Achiles Batista Ferreira Junior (UNINTER)Download do Trabalho
Resumo:
A discussão sobre a organização dos processos produtivos a partir de uma visão focada nos limites da mundialização e da globalização, enquanto agentes públicos e privados de promoção do conhecimento nas organizações enquanto postulantes de inovação. Foca três eixos de conjecturas relevantes nesse processo: Os limites entre globalização e mundialização e suas implicações no desenvolvimento das políticas públicas econômicas; A globalização como principal fator motivacional para a justificativa de relações conjuntas entre educação e capital; e a aplicação do desenvolvimento da economia baseada no conhecimento – EBC como uma diretriz de crescimento econômico e condutor da difusão do sistema nacional de inovação. Parte dessas conjecturas para explorar as possibilidades produtivas das sociedades enquanto potencial de qualidade e de disseminação de novas tecnologias. Com base nessas considerações, este ensaio se propõe a discutir o quanto o conhecimento pode delimitar propostas de políticas públicas, de partilha de pesquisa e conhecimento em redes globais. Ao final, intenciona-se sugerir caminhos e diretrizes que possam configurar novas pesquisas e referencias na busca pela organização de políticas públicas direcionadas para esta área assim como suas inúmeras possibilidades.
Desenvolvimento e educação: um estudo sobre as políticas públicas de enfrentamento ao fracasso escolar no ensino médio
Josirene de Carvalho Barbosa, Denise Pereira de Alcantara FerrazDownload do Trabalho
Resumo:
As políticas públicas, sob a égide do Estado, materializam os projetos de desenvolvimento pensados para o país, consolidando-os no seio da sociedade. O modelo atual de desenvolvimento baseado numa lógica capitalista não tem possibilitado a igualdade de condição entre as pessoas, a justiça social e a equidade. Essa lógica neoliberal é reproduzida nas instituições, entre elas a escolar. A escola vem mantendo uma relação de exclusão social desde a sua criação. Essa relação pode ser observada nos estudos sobre fracasso escolar que, desde a década de 1990, vêm denunciando a escola como produtora deste fenômeno. Apesar de várias políticas de enfrentamento ao fracasso escolar propostas pelo Estado, o problema permanece como algo de difícil solução, principalmente no ensino médio, etapa escolar fundamental para o acesso dos jovens ao trabalho e ao ensino superior. A hipótese é de que os discursos que as políticas veiculam, presentes também na cultura de forma hegemônica, relacionam-se ao modelo de desenvolvimento neoliberal, o que dificulta o enfrentamento à questão do fracasso escolar. Partindo desses pressupostos, este projeto de pesquisa pretende analisar alguns aspectos das políticas públicas atuais de enfrentamento ao fracasso escolar no ensino médio e a percepção dos atores com elas envolvidos, buscando compreender os sentidos atribuídos a essas políticas e suas implicações nas práticas educativas. O referencial teórico utilizado relaciona-se à Psicologia Escolar e Educacional Crítica, à Psicologia Social, à Educação, à Economia e à Sociologia, numa perspectiva interdisciplinar. A pesquisa terá o Construcionismo Social como inspiração teórico-metodológica. Será realizada a análise de documentos oficiais do Ministério da Educação, da Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais e da escola pesquisada, observações e entrevistas semi-dirigidas com professores, gestores, técnicos e alunos de uma escola pública de ensino médio, no Estado de Minas Gerais.
K
CTS en Ingeniería. Perfil del Ingeniero regional y formación complementaria en carreras de Ingeniería.
Karina Cecilia FerrandoDownload do Trabalho
Resumo:
Introducción
En este trabajo presentamos un panorama acerca de la formación complementaria en carreras de Ingeniería propuesta desde diferentes instituciones: el Consejo Federal de Decanos de Ingeniería (CONFEDI), la Comisión Nacional de Evaluación y Acreditación Universitaria (CONEAU) y la Asociación Iberoamericana de Instituciones de Enseñanza de la Ingeniería (ASIBEI).
Algunos de los interrogantes que motivan nuestra contribución tienen que ver con: ¿Qué se entiende por "ingeniería"?, ¿Cuál es el "perfil del ingeniero" esperado en la Región?, ¿Cuáles son los bloques temáticos y las cargas horarias destinadas a cada uno en los diseños curriculares?, ¿Se puede lograr esta formación con una fuerte carga horaria en ciencias básicas y tecnologías o habría que revisar los diseños curriculares?
Realizamos nuestro análisis desde el campo disciplinar de los estudios sociales de la ciencia y la tecnología (CTS), cuyos contenidos consideramos "necesarios" para la formación de un Ingeniero pero que solo en algunos casos aislados aparecen en los diseños curriculares de estas carreras bajo la denominación de "formación complementaria".
Objetivos y Metodología
La preocupación que da origen a esta contribución surge a partir de la necesidad de conocer qué perfil de Ingeniero se ha delineado en documentos nacionales y regionales para poder contrarrestarlo con los objetivos de la formación complementaria que ofrecemos en el ámbito de la Universidad Tecnológica Nacional.
Se realizó un rastreo bibliográfico para determinar cuáles son los documentos más referenciados al hablar de perfil de ingenieros en nuestro país, se identificó el CONFEDI, la CONEAU y ASIBEI como los más utilizados en distintos trabajos académicos, se procedió a la búsqueda y análisis de varios documentos divulgados desde estas instituciones y a partir de ello se ha establecido este paralelo entre lo "enunciado" y lo realmente "hecho" en los diseños curriculares de nuestra universidad
L
Tecnologia de inclusão social e geração de renda: trabalho emancipador
Ligia Bugelli Hermano Santos (USP)Download do Trabalho
Resumo:
Este trabalho se da a partir de um recorte do projeto de pesquisa sobre a análise da tecnologia social de inclusão social pelo trabalho. Segundo a compreensão marxista, o objetivo do proprietário dos meios de produção é a expansão ao máximo do capital e para que isso ocorra, é necessário a utilização máxima da forma de trabalho, isto é, às custas do consumo da energia vital do trabalhador. Essa dinâmica do trabalho capitalista e a busca incessante por mais lucro acaba por produzir crises, desemprego estrutural e a necessidade de maior e melhor qualificação dos trabalhadores, aumentando a lógica feroz, competitiva e excludente da organização do trabalho. Essa lógica deve ser uma preocupação de toda a sociedade e tal problema instiga a investigação e proposições de novas tecnologias sociais. A partir da metade dos anos 1980, devido aos sucessivos apertos fiscais e monetários do mercado financeiro, gerou-se uma grande onde de desemprego estrutural e queda do valor da força de trabalho. A Economia Solidária reviveu neste contexto brasileiro, assumindo a forma de cooperativa ou associação produtiva, sob diferentes modalidades, mas sempre auto-gestionárias. Objetivo: descrever o processo de desenvolvimento da tecnologia social orientada a inclusão, por meio do trabalho, dos cidadãos que se encontram a margem do modo de produção capitalista. Metodologia: pesquisa de cunho analítico-descritivo, analise documental referente a Política Nacional de Economia Solidária. Conclusões: a cooperação é inversamente proporcional à competição no setor produtivo, portanto a economia solidária se mostra como uma eficiente tecnologia social para conseguir preencher as lacunas deixadas pelas contradições e incapacidades do sistema capitalista, visando um modelo de produção alternativo, inclusivo e sustentável, integrando todos os membros da sociedade excluídos do mercado de trabalho tradicional. No empreendimento econômico solidário o sujeito é entendido como ser social, enfocando-se seu processo de formação no sentido da emancipação. Essa tecnologia social objetiva-se o desenvolvimento de uma forma de economia mais justa, tendo como característica a igualdade e solidariedade. O trabalho constitui a ferramenta mais importante para a emancipação social das pessoas, um recurso que promove auto-conhecimento, auto-realização e ajuda a diminuir a ociosidade.
M
A ciência, tecnologia e sociedade no ensino técnico
Marcelo Cardoso da Costa (IFRJ)Download do Trabalho
Resumo:
Tecnologia, ciência, sociedade e cultura
Marcelo Cardoso da Costa, Monique Kort-Kamp
Promover a interdisciplinaridade e contextualização dos conteúdos, promovendo o diálogo entre a área de conhecimento técnico e a área de humanas, é o desafio posto ao ensino técnico e tecnológico. Para este intuito o conhecimento da CTS – Ciência, Tecnologia e Sociedade vêm ganhando importância. Diante disso, o projeto intitulado “Ciência, Tecnologia, Sociedade e Cultura”, selecionado pelo programa de pesquisa da Petrobrás (PFRH2), tem unido as discussões técnica da química e do Petróleo e Gás com o conhecimento social, buscando a produção e material didático (apostilas, vídeos debates e arte cênica) direcionado a docentes e discentes.
O objetivo deste trabalho é o da produção de material didático e lúdico voltado à interdisciplinaridade entre o ensino técnico e o ensino das humanidades. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) de 1996, o objetivo da educação é a formação dos discentes para o trabalho e o exercício da cidadania. O diálogo entre essas duas bases vem encontrando dificuldades tanto para o corpo docente quando para o discente. Um dos limitadores tem sido a falta de material específico que integre essas duas partes, unindo os conhecimentos da área humana com a área técnica, propiciando aos alunos uma visão holística do conhecimento.
A metodologia aplicada foi à pesquisa, a leitura e o debate bibliográfico da temática da CTS, além de entrevistas com profissionais da área. Outra parte foi a realização de reuniões permanentes, as aulas sobre pesquisa acadêmica e a produção de matéria didático (textos e jogos lúdicos).
Os resultados da pesquisa tem sido: a produção de materiais didáticos; e o fato de fazer os alunos aliarem o ensino com a pesquisa, produzindo textos, jogos e apresentações (slides) na área de petróleo, gás, energia e bicombustíveis, aliado as discussões e preocupações sociais. As atividades do projeto têm envolvido: a produção de texto (matriz energética: funcionamento e impactos sociais), de jogos (tabuleiro e quiz), de reuniões permanentes, de visita técnica e de elaboração de um blog (www.englobando-tecnologia-e-sociedade.blogspot.com) e facebook (facebook.com/englobandocts).
Este trabalho pretende contribuir para o debate sobre CTS, aliando o conhecimento tecnológico com a cidadania, a proteção ao meio ambiente e a vida social.
Tecnologias sociais para a saúde coletiva
Matheus Lima de SouzaResumo:
Esse trabalho expõe uma experiência de projeto onde buscamos soluções alternativas para problemas ambientais que estão ligados a saúde coletiva no bairro da Armação, em Florianópolis. É uma área de grande importância ambiental para o município, composta de dois parques municipais, sendo um o responsável pelo abastecimento de água da região sul da ilha de Florianópolis (Lagoa do Peri), e o outro considerado um dos lugares de maior beleza cênica da região (Lagoinha do Leste). A área é uma região de saneamento precário, e isso reflete-se no rio Sangradouro, visivelmente poluído. O rio atravessa a comunidade e passa próximo da escola: EBM Dilma Lúcia Dos Santos , onde grande parte dos alunos moram na comunidade.
Tendo em vista a situação, foi criado um coletivo composto por alunos da escola, professores e membros da comunidade e da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina). Busca-se concomitantemente soluções para esses problemas ambientais, como também a integração de mais pessoas da comunidade com o projeto. A ideia é propor tecnologias sociais visto as demandas que surgem a partir dos moradores da comunidade, ou seja, tecnologias simples, de baixo custo e fácil replicação. Algumas já foram propostas e estão em processo de concretização: como é o caso da espiral de macrófitas para tratamento de água cinza da escola e um sistema de captação da água da chuva para reuso na horta. O intuito é expandir as soluções da escola para a comunidade, usando-a como um modelo de sustentabilidade para o local. O objetivo do projeto, não é apenas a construção física dessas tecnologias, más sim a criação junto ao coletivo, trabalhando-se pedagogicamente questões ambientais de grande importância para o local, tanto com as crianças que serão o futuro da comunidade, como com os que já estão atuando em prol de um ambiente melhor.
O diálogo entre arte e ciências na fruição e usufruição do corpo: Vik Muniz e as bactérias bio-manipuladas
Maria de Fatima do Nascimento Alfredo (PPGAV/EBA/UFRJ), Dalila Santos Cerqueira Pinto (Escola de Belas Artes), Maira Fróes (UFRJ)Download do Trabalho
Resumo:
As investigações contemporâneas em arte e ciências têm nos levado a formas de diálogo. O corpo vivo, em uma dessas formas, pode ser entendido como um palco onde se completam certos encontros, permitindo segundo GIANOTTI, que “mundos macro e micro, figurativo ou abstrato, convivam nas obras de arte e se aproximem com liberdade poética, dos estudos científicos”. Nessa teia relacional, o artista Vik Muniz especula a ciência com seu fazer artístico, criando imagens a partir da bio-manipulação de seres vivos microscópicos. Utilizando colônias de bactérias e células de câncer, faz a ligação entre o processo artístico e o método científico, conduzindo a produção de obras artísticas em diferentes campos de expressão. Propomos assim articular ideias defendidas por Deleuze e Guattari sobre o devir-arte na ciência, e as imagens do projeto Colônias.
“Talvez eu não diga por ser homem, né?” – homens e percepções em saúde
Maria Joselice Reis de Macedo (Universidade Presbiteriana Mackenzie - UPM)Download do Trabalho
Resumo:
A pesquisa investigou como a masculinidade se materializa como um agrupamento de ações, valores, condutas que se espera que o homem desempenhe nos diversos contextos sociais e culturais, segundo a discussão das teorias de gênero (GOMES 2008). Esse estudo visa contribuir no debate sobre a importância do discernimento das peculiaridades dos gêneros, no que diz respeito à saúde.
Objetivo: A pesquisa buscou identificar e descrever qual a percepção de saúde para os homens, como eles veem a saúde em termos de prevenção, tecnologias e autocuidado.
Método: Utilizou-se uma investigação qualitativa, de caráter exploratório, descritivo. Foi utilizada a entrevista semiestruturada, audiogravada, que depois foi transcrita e analisada. Um total de dez homens, com idades entre 20 e 55, todos empregados nos mercado formal de trabalho, foram entrevistados entre novembro de 2014 e março de 2015. Este trabalho foi apreciado pelo Comitê de Ética em pesquisa sob o número de parecer 784.048.
Resultados: Em seus discursos, os homens têm uma percepção de que a boa saúde esta associada à “boa alimentação”: “Alimentação boa, praticar esportes, não fumar, não beber (M-02)”. Ainda que sejam veementes em suas falas, deem exemplos e “receitas” das boas condutas em saúde, a prática no cotidiano dos mesmos não corresponde aos discursos. O trabalho e a profissão exercida foram apontados como fatores ‘dificultadores’ da adesão ao autocuidado e prevenção na população masculina: “Eu acho que deixei de cuidar mais da minha saúde (...), a fadiga do trabalho, o desleixo, a falta de compromisso por parte minha, tudo fez com que acarretasse isso [o não cuidado em saúde]. (...) talvez eu não diga por ser homem, né? Mas também devido ao corre corre do trabalho.” (M-03).
Conclusão: O trabalho foi apontado como fator restritivo para que os homens aderissem à prevenção e ao autocuidado. Seria interessante potencializar políticas públicas que façam uma integração com as instituições de trabalho, ampliando as formas de atender essa população. Existe a necessidade de fomentar o diálogo entre os profissionais da área de saúde e os homens, em suas múltiplas masculinidades. Nesse sentido, colocar o PNAISH em discussão visando novas reformulações que integrem as instituições de trabalho e de saúde, pode ser um caminho para iniciar uma mudança qualitativa nos serviços de saúde para os homens.
As relações nucleares EUA-Irã entre os anos 1979 e 2013: o fim das relações e a “provocação nuclear”
Moara Pereira de Oliveira (Universidade Federal de São Paulo)Resumo:
A proposta deste pôster é analisar as relações econômicas e diplomáticas entre Irã e EUA, especificamente no que tange a questão nuclear.
O marco histórico inicial é a Revolução Iraniana, em 1979, e a conseqüente crise dos reféns da embaixada norte-americana em Teerã, que inaugura período de enfrentamento entre os dois países, com o corte das relações diplomáticas entre eles. Este período é fortemente marcado pela propaganda anti-Irã no Sistema Internacional, empreendida pelos EUA, que fizeram forte pressão para que os países não mais financiassem o programa nuclear iraniano, atrasando os avanços do mesmo.
No ano 2000, o então presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad anunciou novos investimentos no programa nuclear iraniano, com a declaração dos seus fins pacíficos. Finalidade negada pelos EUA, que advogavam suas inclinações bélicas, acirrando as tensões entre os dois países.
O marco final deste período de “provocação nuclear” é o ano de 2013, com a eleição do atual presidente iraniano Hassan Rouhani, que inaugura a recente reaproximação entre os países e a possibilidade de um novo acordo nuclear, fase de negociações entre o P5+1 (os membros permanentes do conselho de segurança da ONU + a Alemanha) e a República Islâmica do Irã.
Para entender esse período faz-se necessário uma breve contextualização das razões que levaram ao fim das relações entre EUA e Irã. Sendo, também, objetivo do pôster, elencar os interesses dos diversos atores envolvidos nas negociações sobre a questão e as propostas de acordo que surgiram durante os anos.
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Ensino de ciências através da Robótica, utilizando materiais de baixo custos.
Paulo Borges Viríssimo dos SantosDownload do Trabalho
Resumo:
A robótica é pouco utilizada nas escolas públicas da cidade de São Paulo, pois os kits comercializados são financeiramente inacessíveis a maior parte delas. Neste trabalho apresentamos as experiências adquiridas dentro do projeto LYRA (Laboratório de Investigação em Robótica e Astronáutica), que participamos na Escola de Artes, Ciências e Humanidades - EACH, da Universidade de São Paulo - USP em conjunto com a Universidade Federal de São Paulo. O projeto tem o intuito de desenvolver a robótica, para alunos de ensino fundamental, utilizando materiais de baixo custo e de fácil aquisição, como papel, palitos, canudos, tampas de garrafas, elásticos entre outros.
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Nanotecnologia como tema para problematizar a relação contemporânea CTS em cursos de engenharia, com o apoio dos espaços sociais da WEB 2.0.
Simone Leal Schwertl (UFSC)Download do Trabalho
Resumo:
Por meio de um ciclo de debates sobre a temática nanotecnologia e com apoio dos espaços sociais da Web 2.0 procurou-se ampliar em cursos de engenharia, as possibilidades de discussões sobre o papel das decisões humanas na gestão da tecnologia e sobre a responsabilidade de influir no desenvolvimento tecnológico consciente. A atividade realizada na Universidade Regional de Blumenau (FURB) foi ofertada para alunos dos oito cursos de engenharia da instituição para ser validada no âmbito das Atividades Acadêmicas Científico Culturais (AACCs). Com adesão de 15 acadêmicos, o ciclo de debates contou com alunos dos cursos de Engenharia de Alimentos, Química, Elétrica, Mecânica, Civil e Produção.
A natureza e a magnitude dos riscos e impactos associados à utilização de artefatos tecnocientíficos exigem reflexões críticas onde os valores humanos façam frente à hegemonia dos valores econômicos em nossa sociedade. Entende-se que uma formação humanística e reflexiva perpassa por promover uma sensibilidade crítica dos impactos sociais e ambientais derivados das inovações tecnológicas que contribua para uma imagem mais realista da natureza social da ciência e da tecnologia, e para dimensionar o papel político dos especialistas na sociedade contemporânea. No caso dos cursos de engenharia, esta perspectiva torna-se um desafio e uma responsabilidade visto que estes profissionais serão os principais responsáveis pelo desenho e execução de projetos tecnológicos.
A resolução anterior à CNE/CES 11/2002, revogada pela Lei 9.394 de 20 de dezembro de 1996, não definia o perfil desejado para o egresso dos cursos de engenharia. Assumia-se que a qualidade de formação, bem como o perfil do engenheiro requerido pela sociedade da época, estaria garantida pela fixação dos conteúdos mínimos. As atuais Diretrizes Curriculares dos cursos de engenharia além de definirem o perfil do egresso, sinalizam preocupações com a formação crítica e humanística deste profissional. Recomendam uma flexibilidade curricular e estimulam a participação dos alunos em atividades complementares, dentre as quais atividades científicas, culturais, políticas e sociais. É neste contexto de flexibilidade curricular e em busca de ampliar as possibilidades de formação crítica do engenheiro que se insere a proposta de trazer a temática da nanotecnologia com o apoio de um grupo no Facebook e de um blog coletivo.