Funcionamento | ||
Duração |
|
|
90 min |
5 min |
Abertura |
|
30 min |
aglomerado de Intervenções |
|
10 min |
3 Intervenções da platéia (3 min cada) |
|
30 min |
aglomerado de Intervenções |
|
15 min |
5 Intervenções da platéia (3 min cada) |
14 de outubro, quarta feira, Manhã |
||||
9:30 - 11:00 |
início |
evento |
tempo |
|
9:30 |
Abertura |
|
||
9:35 |
Brasil, a Nova-Andaluzia |
Cristina Riche |
5 min |
|
9:40 |
Ciência, metafísica e teologia em Ibn Tufayl: a interdisciplinaridade no século XII profundo |
André Campos da Rocha |
5 min |
|
9:45 |
Esfihas, quibes, coalhadas, homus, etc: A trajetória do Habib's e do Dr. Alberto em ação |
Eduardo Nazareth Paiva |
5 min |
|
9:50 |
Quantificar e qualificar, mas sempre produzir: Dependência, Desenvolvimentismo ou Neodesenvolvimentismo da Scientia brasilis? |
Felipe Vasconcellos |
5 min |
|
9:55 |
Um corpo que pare |
Clarissa Sousa de Carvalho |
5 min |
|
10:00 |
Mateiro que se torna Etólogo Nativo, Caçador que se torna Protetor de Baleias. |
Carol d'Almeida |
5 min |
|
10:05 |
3 Intervenções da platéia (3 min cada, folga de 1 minuto) |
|
|
|
10:15 |
Do Fora da Imagem, Da Imagem do Fora Por uma Ontologia das Imagens Virtuais |
Igor Dreidy de Sousa Moraes |
5 min |
|
10:20 |
Como reemergem redes heterogêneas debaixo da cobertura moderna do Escondidinho pós-moderno? |
Carol d'Almeida |
5 min |
|
10:25 |
Máquina-homem, Máquina-corpo - Um Adeus ao corpo |
Igor Dreidy de Sousa Moraes |
5 min |
|
10:30 |
"Abelhas encantadas" e a etnoentomologia indígena. O debate acerca das ciências como sistemas de conhecimento locais ou etnociências. |
Carol d'Almeida |
5 min |
|
10:35 |
Contribuições da sociologia das associações para a educação |
Fátima Kzam e Fátima Branquinho |
5 min |
|
10:50 |
Impactos socioambientais de cataclismos naturais no Brasil. |
André Lacerda |
5 min |
|
10:55 |
Os limites da eficiência para a pessoa com deficiência |
José Antonio dos Santos Borges |
3 min |
|
10:58 |
4 Intervenções da platéia (3 min cada) |
|
||
14 de outubro, quarta feira, Tarde |
||||
14:00 - 15:30 |
início |
evento |
tempo |
|
14:00 |
Abertura |
|
||
14:05 |
Universidade Pública: ensino, pesquisa e extensão de qualidade sem recursos? Haja criatividade! |
Maria Mello de Malta |
5 min |
|
14:10 |
Educação Profissional e tecnológica |
Roseantony Rodrigues Bouhid |
5 min |
|
14:15 |
TICs e TACs: tecnologias da informação e comunicação e Tecnologias de acolhimento e conviv|ência |
Fernando Severo |
5 min |
|
14:20 |
Expansão da rede federal de ensino, precarização e novas traduções para a 'educação pública: ajuste fiscal para quem? |
Alberto Jorge Silva de Lima |
5 min |
|
14:25 |
O público e o privado na Universidade Pública |
Isabel Cafezeiro |
5 min |
|
14:30 |
Na rede do Mapeamento: o papel do mapa como actante no espaço cinetífico |
Paula Maria Moura de Almeida |
5 min |
|
14:35 |
3 Intervenções da platéia (3 min cada, folga de 1 minuto) |
|
|
|
14:45 |
Por uma construção natural-social do manguezal |
Viviane Fernandez |
5 min |
|
14:50 |
A cardite reumática na perspectiva de rede |
Melissa Cavalcanti Yaakoub |
5 min |
|
14:55 |
Desafios de um editor e dos autores em historia da saude |
Marcos Cueto Caballero |
5 min |
|
15:00 |
Controvérsias sobre a eficácia da homeopatia |
Miguel Jonathan |
3 min |
|
15:03 |
Etnomedicina ou Medicina Tradicional? Simetrias e assimetrias etnocientíficas |
Carol d'Almeida |
5 min |
|
15:08 |
Yoga e o discurso científico para a sua legitimação |
Claudia Wanessa Rocha Poletto |
5 min |
|
15:13 |
4 Intervenções da platéia (3 min cada, folga de 5 minutos) |
|
||
|
|
|
|
|
15 de outubro, quinta feira, Manhã |
||||
9:45 - 11:15 |
início |
evento |
tempo |
|
9:45 |
Abertura |
|
||
9:50 |
A luz que cega é a mesma que ilumina |
Ricardo Kubrusly |
5 min |
|
9:55 |
A importancia do 'que ensinar' sobre ciencia e tecnología |
Nancy Rosa Alba Niezwida |
5 min |
|
10:00 |
TEMPORARIAMENTE VAGO |
|
5 min |
|
10:05 |
Iniciação Científica no Ensino Médio como espaço de discussão da Ciência, Tecnologia e suas relações com a sociedade |
Fátima Peres Zago de Oliveira |
5 min |
|
10:10 |
Educação e popularização de C,T&I: publico o meu paper ou deposito um pedido de patente? |
Lenilton Duran Pinto Correa |
5 min |
|
10:15 |
Proposta de roteiro temático para videoaulas de treinamentos em pesquisa em bases de dados para o formato EaD |
Graziella Yuri Matsuno |
5 min |
|
10:20 |
3 Intervenções da platéia (3 min cada, folga de 1 minuto) |
|
|
|
10:30 |
A importância de reflexões no Ensino de ciências e na formação de professores para uma formação crítica que discuta acerca do desenvolvimento de ciência e tecnologia |
Helena Maria Salla, Guilherme do Amaral Carneiro |
5 min |
|
10:35 |
Nem Tecnofilia, nem tecnofobia: Existe um ponto de equilíbrio? |
Katia Regina Koerich Fronza |
5 min |
|
10:40 |
Educação e popularização de C,T&I: análise curricular sumária de um curso de graduação e pós-graduação em engenharias. |
Lenilton Duran Pinto Correa |
5 min |
|
10:45 |
Condição Humana e Tecnologia: o dasein heideggeriano em tempos de internet, hiperconexão e redes sociais. |
Priscilla Cavalcante Normando |
5 min |
|
10:50 |
O "Visualizing STEM Research Synergy Cluster": Um aglomerado de investigação interdisciplinar, intersetorial e internacional |
Rosário Durão |
5 min |
|
10:55 |
A gestão por competências em universidades públicas federais: um olhar a partir do campo CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) |
Silvana Aparecida Perseguino, Wilson José Alves Pedro |
5 min |
|
11:00 |
4 Intervenções da platéia (3 min cada, sobra de 3 minutos) |
|
||
15 de outubro, quinta feira, Tarde |
||||
14:30 - 16:00 |
início |
evento |
tempo |
|
14:30 |
Tecnologias emergentes como rota para problematização CTS em cursos de engenharia |
Simone Leal Schwertl |
5 min |
|
14:35 |
Atividades meio: Um lugar de controvérsias entre as essencialidades e as desfragmentações do trabalho |
Eduardo Nazareth Paiva |
5 min |
|
14:40 |
Objetivos Particulares e Colaborações na Produção Técnica e de Conhecimentos |
Bogdan Skorupa Ribeiro dos Santos |
5 min |
|
14:45 |
Uma pequena discussão sobre a objetividade dos números na administração |
Thomas |
5 min |
|
14:50 |
Laboratórios CTS |
Eduardo Nazareth Paiva |
3 min |
|
14:53 |
Controvérsias sobre a regulamentação da ética em pesquisa no Brasil e sua aplicação para as ciências humanas e sociais |
Wanessa Milagres Teixeira |
3 min |
|
14:56 |
Quanto custa um artigo científico? |
Jonas Federman |
4 min |
|
15:00 |
3 Intervenções da platéia (3 min cada, folga de 1 minuto) |
|
|
|
15:10 |
A comunicação científica e práticas interativas na Internet: desafios e perspectivas |
Alessandra dos Santos |
5 min |
|
15:15 |
Menos b mais ou menos raiz quadrada de b dois menos quatro a c sobre dois a? Isso é loucura! Absolutamente Insano |
Isabel Cafezeiro, Ricardo Kubrusly, Valessa Leal, Sicleide, Eduardo Nazareth Paiva |
5 min |
|
15:20 |
O Brasil no cenário internacional de produção de C,T&I |
Daniela Alves de Alves |
5 min |
|
15:25 |
A alegria é a prova dos nove |
Henrique Luiz Cukierman |
3 min |
|
15:28 |
Antropofagia e histórias de conhecimento suficientemente respeitáveis |
Ivan da Costa Marques |
3 min |
|
15:31 |
Entre a pesquisa fundamental e a pesquisa aplicada: Qual o valor da Ciência? |
Vinícius Carvalho da Silva |
5 min |
|
15:36 |
A experiência de um evento entre a sabedoria coletiva e o conhecimento científico |
Nilton Bahlis dos Santos |
5 min |
|
15:41 |
4 Intervenções da platéia (3 min cada, folga de 7 minutos) |
|