Agradecemos sua visita e interesse

Deliberações Ato-Rede 2018

- Continua final do ano, sábado e fora do Rio e/ou lugar aprazível

- Comissão permanece a mesma do Ato-Rede 2018

- Acompanhado a reestruturação do Grupo NECSO, propor consulta aos membros para uma participação em palestras/seminários ao longo do segundo semestre de 2019, com participação dos líderes.

- Aproveitar oportunidade do ESOCITE BR em Belo Horizonte 15, 16 e 17 de agosto

Clique aqui para mais informações http://atorede2018.blogspot.com/

ESOCITE.BR - Associe-se

Ato-Rede 2018

Colegas,

Estamos chegando perto da data do Ato-Rede, encontro do Grupo NECSO organizado por seus alunas/os; momento em que recebemos orientadoras/es, pesquisadoras/es e colegas de outros grupos e reforçamos nossos laços; momento de troca de ideias e de criação coletiva. Algumas palavras definem o Ato-Rede: intimista, minimalista e construtivista com micro-conferências de até 3 minutos. A proposta básica e utópica é de fazer um evento de todos para todos, com mais traduções do que difusões.

Esta primeira mensagem vai para todas/os que se inscreveram e para nossas/os convidadas/os, para lembrar que estaremos a sua espera no dia 23 de novembro, 9:00 horas, no Espaço Flex do Instituto Tércio Pacitti (NCE), no Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Informações sobre o evento podem ser encontradas em

Ato-Rede 2018 - 23 de novembro - Esperamos você

Nesta primeira mensagem, buscamos responder a todas as questões colocadas pelas/os interessadas/os até o momento. Então, vamos lá!!!!!

Para as pessoas que querem se inscrever, o caminho é este aqui Como se inscrever

Para quem tem dúvidas sobre como chegar no local do evento, podem se orientar em Como Chegar

Os que querem efetuar o pagamento Valores da inscrição

Lembrem-se, este é um encontro com construção coletiva. Esperamos suas sugestões e contribuições através do email atorede@gmail.com! Mandem Pinga-Fogos!!!!

Aguardamos você em nosso encontro!

Maria do Socorro do Brasil Filha e Comissão Organizadora do Ato Rede 2018

Cientistas pela democracia

Nós cientistas brasileiros, independente de nossas posições políticas ou ideológicas, vimos a público reafirmar o nosso pétreo compromisso com a democracia. A ciência, como bem público, precisa do ambiente democrático para progredir e produzir seus benefícios. Os regimes autoritários muito frequentemente instrumentalizam a ciência para fins contrários aos interesses da sociedade. A boa ciência necessita da crítica e do contraditório, do reconhecimento das diferenças e do respeito a opiniões divergentes, todas características que somente podem florescer em ambiente democrático.

As imperfeições do processo democrático necessitam correções, porém nunca deverão servir de pretexto para que renunciemos à democracia. Também repudiamos, com veemência, toda e qualquer apologia à tortura, as inúmeras formas de violação e as ameaças à preservação do meio ambiente praticadas por regimes autoritários do passado e do presente.

O fazer ciência pela vida, pelo progresso social, pelo bem estar da população, passa pela garantia da manutenção das liberdades, dos direitos humanos, pela pluralidade de ideias, pela eliminação da intimidação, da discriminação e da tortura, e pela oposição a qualquer tipo de violência, qualquer que seja sua motivação (étnica, de gênero, sexualidade, posição política ou qualquer outra).

Necessitamos sempre aperfeiçoar e consolidar a democracia para que a ciência avance e possa contribuir para as transformações sociais, tão necessárias à nossa sociedade.

Em 17 de outubro de 2018.

______________________________________________________________________

IMPORTANTE

Quem quiser subscrever o documento pode enviar a mensagem para:

cientistasdemocratas@protonmail.com

afirmando o interesse em assinar e informando o nome completo, área de atuação, CPF ou RG.

______________________________________________________________________

Mensagem do Prof. Ildeu Moreira (Presidente da SBPC)

"Caros colegas dirigentes das sociedades científicas, Esta mensagem tem o objetivo de fazer uma solicitação importante a todos vocês. Não preciso dizer sobre a importância de elegermos candidatos ao Congresso Nacional (deputados e senadores) com maior sensibilidade e visão sobre o significado para o país da CT&I e da educação. Criamos, no portal da SBPC, o Observatório Eleições 2018 para colocar as propostas discutidas pela SBPC e outras entidades cientificas e acadêmicas aos candidatos ao Executivo e ao Legislativo e divulgar também suas respostas (em debates, vídeos, textos etc). A SBPC procurou também realizar debates com os presidenciáveis, tanto em sua Reunião Anual em Maceió quanto em sua sede em SP. Foram convidados para debate os cinco candidatos melhor colocados nas pesquisas, mas as nossas propostas foram enviadas a todos os candidatos indistintamente solicitando seus posicionamentos sobre estes pontos, que é divulgada em nosso portal. Este processo ainda está em curso. Um aspecto importante é fazermos um esforço para termos representantes no Congresso Nacional mais afinados com estes pontos. Neste sentido, a SBPC redigiu e encaminhou aos diversos partidos a “Carta de Compromissos para candidatos ao Legislativo em defesa da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I)” (http://portal.sbpcnet.org.br/observatorio-elei…/legislativo/ ) Ao concordar com as proposições gerais que constam nela, o candidato se compromete a atuar, durante seu mandato, em prol destes pontos no Congresso Nacional, caso seja eleito.

A SBPC divulgará, no portal, em seus meios de comunicação e para o público geral, em especial para a comunidade científica e acadêmica, o nome de todos os candidatos que concordarem com eles, sem menção a partidos. A divulgação dos candidatos que concordarem com as proposições gerais desta Carta é realizada quando recebemos a resposta dos candidatos, que deve ser enviada para o email: eleicoes2018@sbpcnet.org.br

POR FAVOR, DIVULGUEM ESTA INFORMAÇÃO ENTRE SEUS ASSOCIADOS E EM SEUS MEIOS DE COMUNICAÇÃO, E, SE PUDEREM, FAÇAM CONTATO COM OS PARTIDOS E CANDIDATOS INDISTINTAMENTE E SOLICITEM, AOS QUE CONCORDAREM, QUE ASSINEM A CARTA DE COMPROMISSOS.

Alguns candidatos a deputado de São Paulo e de Santa Catarina já responderam e seus nomes já constam em nosso portal. Precisamos da ajuda de todos vocês!

Abraços e obrigado

Ildeu Moreira

Presidente da SBPC"

NOTA SOBRE O INCÊNDIO DO MUSEU NACIONAL Publicado: 03/09/2018

NOTA DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ESTUDOS SOCIAIS DAS CIÊNCIAS E DAS TECNOLOGIAS SOBRE O INCÊNDIO DO MUSEU NACIONAL

A Associação Brasileira dos Estudos Sociais das Ciências e das tecnologias junta-se a milhões de vozes que consternadas lamentam o incêndio que devastou o Museu Nacional, na noite de ontem, no Rio de Janeiro. Trata-se não de um evento isolado contra a ciência e cultura do nosso país, nem de obra do acaso. O Museu Nacional e nossas instituições científicas sofrem com a falta regular de recursos, com o abandono e, agora, com a EC 95, que congelou os gastos públicos por 20 anos, este quadro estarrecedor irá se aprofundar ainda mais. Um acervo inestimável de dois século se perde. Bem como o trabalho de centenas de pesquisadores. Nos solidarizamos com os professores, pesquisadores, estudantes e servidores do Museu Nacional e pedimos providências para a recuperação do que for possível. Sem conhecer nosso patrimônio, natural e cultural, não estamos preparados para o futuro. Ciência e cultura são produções que dão sentido ao nosso mundo e que promovem a imagem de quem fomos e do que seremos. Quem visitou o Museu Nacional pôde experimentar um pouco mais de quem fomos. O que seremos sem o Museu Nacional? 03 de setembro de 2018. Diretoria da ESOCITE.BR.  http://www.esocite.org.br/

ESOCITE.BR

Ato-Rede 2017

 

Agradecemos aos que estiveram juntos conosco no nosso Ato-Rede 2017

Estiveram presentes

André Oliveira, André Vinicius Leal Sobral, Arthur Arruda Leal Ferreira, Carolina Alves d'Almeida, Cláudia Santos Turco, Daniel Maia, Daniele Santos, Denise Cristina Alvares Oliveira, Edmar Machado Braga Filho, Eduardo Nazareth Paiva, Fernando Severo, Flavia Ernesto de Oliveira da Silva Alves, Franciane dos Santos, Heloisa Helena Costa, Henrique Cukierman, Ivan da Costa Marques, João Sérgio dos Santos Assis, Juliana Coutinho Oliveira, Marcelo dos Santos Azevedo, Marcia Cristina de Andrade Soeiro, Marcia Regina da Silva Barros, Marcos Fialho de Carvalho, Maria Cristina de Oliveira Cardoso, Maria do Socorro do Brasil Filha, Miguel Jonathan, Pedro Mello Paiva, Silvia Vaisburd, Tales Mello Paiva e mais alguém ...

 

têm o prazer de anunciar o nosso

Visite-nos no blog do Ato-Rede 2017

 

têm o prazer de anunciar o nosso

Visite-nos no blog do Ato-Rede 2016

 

Site pós-evento VI ESOCITE.BR - TECSOC

6º Simpósio Nacional de Tecnologia e Sociedade

Site pós-evento do

VI ESOCITE.BR - TECSOC – 6º Simpósio Nacional de Tecnologia e Sociedade

Anais e registros

Canal de Vídeo, Fotos, Programações, etc

Para acessar o site pós evento clique no link a seguir

http://www.necso.ufrj.br/vi_esocite_br-tecsoc/

VI ESOCITE.BR / TECSOC

6º Simpósio Nacional de Tecnologia e Sociedade

Descrição preliminar do

VI ESOCITE.BR / TECSOC – 6º Simpósio Nacional de Tecnologia e Sociedade

e instruções para envio de propostas de organização

(GTs, OFICINAS, MINICURSOS, AGLOMERADOS)

Para acessar o site oficial do evento clique em um dos links a seguir

rio2015.esocite.org

ou

www.rio2015.esocite.org

OUTROS EVENTOS

ATO-REDE 2014

Encontro Anual do Grupo NECSO de Estudos CTS

Clique aqui e acesse a Página Internet do nosso Ato-Rede 2014

(Ciências - Tecnologias - Sociedades

29 de novembro (sábado) e 30 de novembro (domingo)

Descolonizando os Eventos Tecnocientíficos (DET): contralaboratórios e possibilidades de outros fluxos.

Seria DET somente o inverso de TED?

PODERÍAMOS PERGUNTAR SE NOSSOS EVENTOS JÁ ESTÃO EM SUAS AGENDAS?
VI Simposio Nacional de Ciência, Tecnologia e Sociedade - ESOCITE.BR / TECSOC - 14, 15 e 16 de Outubro - RIO 2015
LANÇAMENTO
Livro Ator-Rede e além... no Brasil

VOCÊ PODERÁ FAZER O DOWNLOAD DO NOSSO LIVRO

Clique aqui e baixe o Livro Ator-Rede e além... no Brasil

Maiores informações por email: necso@ufrj.br