Universidade Federal Fluminense
Centro de Estudos Gerais
Instituto de Ciências Humanas e Filosofia
Departamento de Psicologia

Programa da disciplina
Tópicos Especiais em Epistemologia e História da Psicologia II

Carga Horária: 30 h código GSI 02 270

Ementa: Articulação entre história da psicologia e debate contemporâneo acerca das ciências e de suas práticas. O conceito de rede e sua importância para o debate acerca da cientificidade da psicologia.

Objetivos Gerais: Analisar a discussão epistemológica contemporânea acerca das ciências e de suas práticas. Investigar na epistemologia contemporânea a importância e a pertinência do conceito de rede.

Objetivos Específicos: Conhecer os principais conceitos da epistemologia contemporânea, particularmente aqueles propostos por I. Stengers e B. Latour. Ser capaz de articular criticamente as perspectivas mencionadas. Fazer articulação entre a epistemologia da psicologia e as discussões contemporâneas acerca das ciências. Refletir historicamente sobre a psicologia e suas práticas. Elaborar trabalho de final de curso utilizando os conceitos discutidos.

Conteúdo Programático:

Unidade I: A epistemologia contemporânea

Unidade II: Epistemologia contemporânea e psicologia

Metodologia de Avaliação:

A avaliação deverá ser dividida em duas partes, cada uma valendo 10 pontos:

Bibligrafia Básica:

Chertok, L. & Stengers, I. O Coração e a Razão. A Hipnose de Lavoisier a Lacan. Rio de Janeiro, Zahar, 1990.

Latour, B. A ciência em ação. Como seguir cientistas e engenheiros sociedade afora. São Paulo, Ed. Unesp, 2000.

Stengers, I. Quem Tem Medo da Ciência. Ciências e Poderes. São Paulo, Ed. Siciliano, 1990.

Bibliografia Complementar:

Bachelard, G. Epistemologia. Rio de Janeiro, Zahar, 1983.

Foucault, M. A Psicologia, de 1850 à 1950. Tradução Patrícia Coelho, mimeo, s/d.

Canguilhem, G.. O Objeto da História das Ciências. Epistemologia . Revista Tempo Brasileiro, nº 28, pp.07-21, jan-mar 1972-a.

___________. O que é a Psicologia? Epistemologia 2. Revista Tempo Brasileiro, nº 30/31, pp. 104-123, jul-dez 1972-b.

Latour, B. Os Objetos Têm História? Encontro de Pasteur com Whitehead num Banho de Ácido Lático. História, Ciências, Saúde. Manguinhos, II (1), pp. 7-26, mar-jun 1995.

Latour, B. & woolgar, S. A Vida de Laboratório: a Produção dos Fatos Científicos. Rio de Janeiro, Relume Dumará, 1997.

Latour, B. Jamais Fomos Modernos. Rio de Janeiro, Ed. 34, 1994.

Milner, J.C. O que é a Psicologia? In: Coelho, E. P. (org.) Estruturalismo. Antologia de Textos Teóricos. Portugal, Ed. Portugália, pp.225-227, 1968.

Moraes, M.O. Uma Psicologia em Ação. Tese de doutorado, orientação Prof. Luiz Orlandi, PUC/SP, fevereiro 1998.

Schlanger, J. E. Sobre o Problema Epistemológico do Novo. In: Carrilho, M.M. (org.) História e Prática das Ciências. Lisboa, Ed. Regra do Jogo, pp.183-217, 1979.

 Stengers, I. A Ciência no Feminino. Revista 34 Letras, nº 5/6, Rio de Janeiro, pp.427-431, set. 1989.

___________. A descrição da Atividade Científica por T.S. Kuhn. In: Carrilho, M.M. (org.) História e Prática das Ciências. Lisboa, Ed. Regra do Jogo, pp.79-116,  1979.