Carga Horária: 60 h código GSI 04 269
Ementa: Epistemologia da psicologia. Reflexões contemporâneas acerca da ciência e de suas práticas. O conceito de rede e sua importância para uma compreensão da ciência como pragmática. Epistemologia X ciência como redes de ação.
Objetivos Gerais: Ser capaz de articular e discutir os principais conceitos propostos pela epistemologia contemporânea.
Objetivos Específicos: Ser capaz de distinguir as principais contribuições da epistemologia de língua francesa, da sociologia das ciências e da antropologia das ciências e das técnicas. Ser capaz de refletir criticamente sobre a epistemologia da psicologia à luz dos diferentes enfoques teóricos estudados.
Conteúdo Programático:
Unidade I: O debate epistemológico na atualidade: sociologia da ciência X antropologia das ciências e das técnicas
Unidade II: O conceito de rede: ressonâncias filosóficas
Unidade III: Epistemologia e antropologia das ciências e das técnicas: distinções e limites
Metodologia de Avaliação:
A avaliação deverá ser dividida em duas partes, cada uma valendo 10 pontos:
Bibliografia Básica:
Canguilhem, G. Ideologia e Racionalidade nas Ciências da Vida. Portugal, Edições 70, pp. 11-27, 1977.
Latour, B. A ciência em ação. Como seguir cientistas e engenheiros sociedade afora. São Paulo, Ed. Unesp, 2000.
Bibliografia Complementar:
Blanché, R. A Epistemologia. Lisboa, Ed. Presença, 1988.
Latour, B. Jamais Fomos Modernos. Rio de Janeiro, Ed. 34, 1994.
Latour, B. & woolgar, S. A Vida de Laboratório: a Produção dos Fatos Científicos. Rio de Janeiro, Relume Dumará, 1997.
Serres, M. Hermes: Uma Filosofia das Ciências. Rio de Janeiro, Graal, pp.125-136,1990.
Stengers, I. Quem Tem Medo da Ciência. Ciências e Poderes. São Paulo, Ed. Siciliano, 1990.